Cultura. A indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. ... Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência.
Benjamin discorreu principalmente sobre a Arte, particularmente em seu texto A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica, no qual ele defende uma visão materialista, segundo a qual toda produção artística é circundada por uma certa 'aura', que revela sua singularidade. ...
Em seu famoso ensaio “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica” Benjamin explica que a produção artística é rodeada por uma “aura”. Ela simboliza a singularidade da própria obra. ... Assim, ele acreditava que este seria um caminho possível para o contato das massas com a arte.
Para Benjamin, o modo a produção artística foi alterado pela processo da sua reprodutibilidade técnica. O desenvolvimento do processo industrial na produção de obras de arte altera a sua função simbólica. A obra de arte sempre foi reprodutível. ... Essa proposta caracteriza a proposta de teoria da arte em Benjamim.
A partir do advento da reprodutibilidade técnica das formas simbólicas, estas obras acabam por se emancipar de sua função ritualística e, portanto, de sua existência única, sua "aura", e passam a ser exibidas e disponíveis, chegando a atingir enorme escala de exposição.
A autenticidade da obra de arte aurática é, para ele, única e não pode ser reproduzida8. Da mesma forma, a unicidade também não pode ser reproduzida, pois o fundamento do caráter único da obra de arte é teológico, ritualístico. Trata-se do valor de culto da obra – a imagem é sacralizada e por isso torna-se única.
Resposta: A Aura para Walter Benjamin está relacionada à unicidade, autenticidade e tradição de uma obra, ou seja, o que o autor chama de “aqui e agora”, no caso a sua essência, já que esta continha uma característica diferencial: a possibilidade de se reproduzir tecnicamente.
Relativo a ou que contém aura.
No ensaio a obra de arte na época de suas técnicas de reprodução (1936), o filósofo Walter Benjamim afirma que, com as novas possibilidades de reprodução técnica desenvolvidas entre os séculos XIX e XX, a obra de arte perdeu a sua “autenticidade” e “autoridade”, que lhe era conferida através de sua duração no tempo, ...
O conceito foi utilizado para designar os elementos únicos de uma obra de arte original. ... Para o autor, a aura está relacionada a autenticidade; a existência única de uma obra de arte. Portanto, ela não existe em uma reprodução.
Resposta. Pois está em desvalorização constante , mudança de significado e sentido.
Resposta. porque ele foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukács e Bertolt Brecht, como pelo místico judaico Gershom Scholem.
Resposta. Pois está em desvalorização constante , mudança de significado e sentido.
O refúgio derradeiro valor de culto foi o culto Page 5 A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin publicado em 1955. da saudade, consagrada aos amo ausentes ou defuntos.
A palavra arte vem do latim ars e corresponde ao termo grego techne, técnica, significando: o que é ordenado ou toda espécie de atividade humana submetida a regras. Em sentido lato, significa habilidade, destreza, agilidade. Em sentido estrito, instrumento, ofício, ciência.
1 exequível, executável, factível, possível, praticável, provável, realizável. Transitável: 2 acessível, desimpedido, desobstruído, franqueável, livre, transitável.
Que pode ser percorrido, que não oferece obstáculos.