Utilizamos as articulações para realizar diversas atividades em nosso dia a dia, como caminhar, correr, agachar e pular. Formado pelos ossos da perna e da coxa, o joelho é uma parte fundamental do nosso corpo e a mais suscetível a ter problemas complexos.
Geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada. Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais apos um entorse, evitando o agravo da lesão.
A infiltração no joelho é um procedimento seguro, indicado para dores crônicas e pacientes com doenças degenerativas, reumatismo, artrose ou atletas. Esse procedimento consiste na injeção de anestésico, corticoide ou ácido hialurônico diretamente na região de dor no joelho.
VISCOSSUPLEMENTAÇÃO. Trata-se da injeção de ácido hialurônico, um medicamento que diminui a inflamação do joelho, estimula o metabolismo da cartilagem, previne a artrose, melhora a dor e pode postergar a necessidade de realizar uma prótese de joelho (artroplastia total de joelho).
Synvisc custa entre 400 a 1000 reais.
Importante salientar que após uma infiltração, a dor no ombro pode piorar transitoriamente 24 a 48 hs após o procedimento. Mas de forma geral como complicações deste procedimento, temos citar as infecções, as alterações cutâneas ou na pele e as reações alérgicas.
Não existe interferência da ingesta moderada de alcool com o procedimento de infiltração de queloide com corticoide (que é o medicamento mais comumente usado para tratá-lo de forma injetável). De qualquer forma, a ingesta exagerada de álcool deve ser evitada por causar outros danos a saúde.
O ácido hialurônico é uma substância gelatinosa cuja função primordial é amortecer e lubrificar a articulação do joelho.