O aterro sanitário é construído longe de centros urbanos e utiliza grandes extensões de terra, geralmente próximas a áreas verdes — para evitar transtornos à população, como o contato com o mau cheiro, por exemplo. Essa é uma obra de engenharia projetada para reduzir os danos que o lixo causa à natureza.
Aterro sanitário é uma espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.
Diferentemente do lixão, o aterro sanitário é uma área previamente preparada para receber os resíduos. ... Além da preocupação com o chorume, também é feita a captação do metano, gás liberado no processo de decomposição do lixo e que pode ser utilizado para produzir energia.
A compostagem é um tipo de tratamento que não envolve muitos recursos tecnológicos. Esse método de tratamento cria as condições ideias para que os organismos decompositores presentes na própria natureza degradem e estabilizem os resíduos orgânicos.
O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição dos resíduos sólidos urbanos sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente. ... Enquanto isso, o lixão é vazadouro a céu aberto, sem controle ambiental e nenhum tratamento ao lixo.
Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo; Mau cheiro; Aumento do número de doenças, já que os lixões atraem animais e vetores de doenças; ... Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.
RIO — O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Esse é o alerta feito por especialistas. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.
Pelo fato do lixões apresentarem condições insalubres, por serem vetores de doenças e no meio disso tudo as pessoas estarem expostas a tudo isso.
O que é um lixão (vazadouro) a céu aberto? Lixão ou vazadouro a céu aberto são áreas utilizadas impropriamente para disposição final de resíduos. Nessas áreas, não existe nenhum preparo do solo para receber o “lixo”. Todo o resíduo é depositado e deixado exposto sem qualquer monitoramento ambiental.
“Em períodos onde há mais chuvas, como o verão, o risco da leptospirose aumenta, pois há maior probabilidade de haver enchentes, inundações e, consequentemente, maior contato com o transmissor da doença. A leptospirose é uma doença grave, que pode levar até a morte, mas que pode ser tratada”, afirma Tânia.
Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água.
Evite produtos embalados individualmente, pois produzem mais resíduos. Compre produtos não descartáveis e que possuam refil; 5 - Dê preferência às embalagens retornáveis. “Quando jogamos alguma coisa fora, não estamos nos livrando de um pequeno resíduo, mas aumentando o problema da poluição”, alerta o secretário.
O vidro e o metal, assim como o plástico, podem ser um problema gravíssimo. Estes tipos de lixo demoram milhares de anos para se decompor e acabam deixando para trás componentes químicos altamente prejudiciais para a sustentabilidade do planeta.
→ Soluções para os problemas ambientais no Brasil
10 dicas para respirar um ar mais puro
5 possíveis soluções para os grandes volumes de lixo urbano
Como reduzir o lixo jogado no meio ambiente?
Resposta. Resposta: Devemos separar os lixos que são recicláveis para serem reutilizados oara a fabricação de outros produtos.
Dessa maneira, o grave problema ambiental é decorrente dos hábitos da sociedade em relação ao consumismo desenfreado e a geração de resíduos a partir desse consumo imprudente e que não visualiza a possibilidade do fim dos recursos naturais. ...
Existe tanto lixo porque a sociedade não enxerga o sistema produtivo em que estamos inseridos de uma maneira completa e pela não adoção das práticas de produção lineares e sustentáveis. Produzimos tanto lixo, principalmente, porque a sociedade não se sente parte dessa cadeia, se sente desconectada do meio ambiente.