Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o ser humano é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. Assim, ele cria ao longo sua vida um sentido para sua própria existência.
A psicoterapia de enfoque fenomenológico-existencial cria a possibilidade de a pessoa entrar em contato com suas angústias e medos, entendendo a indeterminação da existência (nada é imutável e não há como parar a passagem do tempo) como possibilidade e liberdade e não somente como finitude e insegurança.
A terapia existencial fenomenológica é uma abordagem dentro da psicologia que entende o ser humano a partir de uma visão positiva. Desta forma, acredita que a pessoa atendida não deve ser tratada de forma passiva, mas sim ajudando-a a se perceber como responsável por suas escolhas e protagonista de sua vida.
A psicoterapia existencial com base no método fenomenológico busca compreender o ser que se mostra em seus modos de compreender o mundo e a si mesmo, encontrando caminhos e sentidos para sua existência com base em suas experiências e em seus afetos.
Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades (para isto recorremos aos amigos). ... O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o cliente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.
Nessa perspectiva, a abordagem fenomenológica-existencial vai mostrar que: (I) qualquer procedimento científico está vinculado ao modo de ser do homem; (II) a psicologia não necessita adotar o modelo naturalista para suas investigações; e (III) as ciências naturais não realizam a desejada assepsia metodológica.
A Psicologia Existencial, um dos muitos ramos da Psicologia, surge na Europa antes da Segunda Guerra Mundial e desenvolve-se depois dela paralelamente ao existencialismo filosófico.
Origem da psicoterapia existencial A terapia existencial tem origem nas teorias dos filósofos Friedrich Nietzsche e Soren Kierkegaard. Kierkegaard instituiu a teoria de que o descontentamento humano poderia ser superado somente através de sabedoria interna.
Significado de Existencial adjetivo Relativo à existência. Lógica Quantificador existencial, símbolo ($) que exprime a participação de uma propriedade em certos elementos de um conjunto sem pertencer a todos.
A psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), enfatiza processos mentais inconscientes e é algumas vezes descrita como a “psicologia profunda”.
A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais. Fundada por Sigmund Freud, destaca processos mentais inconscientes.
Os conceitos fundamentais da psicanálise – in- consciente, repetição, transferência e pulsão – surgem a partir da clínica freudiana, bem como se consolidam, ou seja, adquirem consistência lógica com o movi- mento de retorno a Freud promovido por Lacan com vistas à demarcação dos limites da psicanálise e à denúncia dos ...
Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.
Os sonhos são processos psíquicos que despertaram a atenção de Freud desde o início de suas investigações sobre o psiquismo humano. ... Em primeiro lugar, Freud observou que os sonhos são os guardiões do sono, ou seja, sua função primordial é evitar que o sonhador acorde.
Porém, as pessoas “comuns” também podem ter premonições, e elas podem ocorrer por intermédio dos sonhos. O sonho premonitório ocorre quando a pessoa sonha algo e tal coisa acontece no dia seguinte, ou até mesmo dentro de alguns dias.