O objetivo principal da análise léxica é identificar sequências de caracteres que constituem unidades léxicas ("tokens"). ... O analisador léxico tem a função de ler uma sequência de caracteres que constitui um programa fonte e coleta, dessa sequência, os tokens que constituem esse programa.
As expressões regulares dão origem a algoritmos de autômatos finito determinísticos e autômatos finitos não determinísticos que são utilizados por analisadores léxicos para reconhecer os padrões de cadeias de caracteres.
A análise sintática de uma linguagem de programação de programação trata dos aspectos livres de contexto da LP. Estes aspectos são representados por uma gramática que é baseada nos átomos (tokens) da LP, que são fornecidos pelo analisador léxico.
A análise semântica poderá ser feita pela explicação da mensagem e por meio do olhar atento ao texto completo ou através das palavras que estão compondo a oração. Assim, é a parte da linguística que estuda os significados das palavras, das frases, dos símbolos e imagens, etc.
Hermenêutica é a filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode referir-se tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional refere-se ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito.
A hermenêutica jurídica é o ramo da hermenêutica que se ocupa da interpretação das normas jurídicas, estabelecendo métodos para a compreensão legal. ... Sua função é fixar o sentido e o alcance da norma jurídica.
A hermenêutica afasta o fantasma do relativismo, porque este nega a finitude e seqüestra a temporalidade. ... Portanto, não há ontologia (no sentido de que fala a hermenêutica filosófica).
Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento. ... Toda a verdade é relativa a uma cultura ou sociedade específicas.
Relativismo Moral é uma posição metaética em que o julgamento moral ou de valores variam conforme entidades diferentes como indivíduos, culturas e classes sociais as propõem.
Para o relativismo, não há padrões universais ou verdades absolutas. ... O infanticídio, por exemplo, pode ser aceito em algumas culturas e rejeitado por outras, sem que haja alguma forma de determinar se esse ato é em si moralmente permitido ou errado.
Um dos problemas mais sérios que encontramos ao estudar certas disciplinas filosóficas, como a Ética e a Política, consiste no relativismo. ... Em outras palavras, a verdade no relativismo é aquilo que eu percebo como verdade, independentemente da opinião alheia ou das conclusões obtidas pelos outros.