Embora ainda se use a palavra mestre, no masculino, para indicar uma mulher que tem um mestrado, a forma correta e dicionarizada é mestra. Mestre como designação de um grau acadêmico: Ele é mestre em Ciências da Educação.
substantivo feminino Mulher que ensina ou leciona; professora. ... Feminino de mestre.
Mestra e doutora são as formas femininas das palavras mestre e doutor. A abreviatura de mestra é Ma.
Portanto, podemos perfeitamente dizer: a presidente. Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta.
205). Estou citando a edição de 1972 para que futuramente não se alegue que foi o presidente Lula quem inventou “presidenta”. Ele apenas deu uma forcinha para que o termo deixasse de ter “curso restrito no idioma”, como observava o admirável filólogo Celso Cunha há quase quatro décadas.
A palavra membra existe na língua portuguesa, encontrando-se dicionarizada como sendo o feminino de membro. Está também registrada no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
A gramática prescreve que palavras terminadas em -ente, como presidente, não apresentam flexão de gênero terminado em -a, já que são palavras comuns de dois gêneros, por isso não falamos “gerenta” ou “clienta”. Sendo assim, não haveria motivos embasados na teoria que nos fizessem utilizar a forma presidenta.