A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. "A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal praxe, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo.
A cremação de despojos, por exemplo, significa cremar os restos mortais de uma pessoa que está sepultada. ... Após a exumação a família tem a opção de levar os ossos para o ossuário do cemitério, encaminhar de volta para o jazigo /gaveta, ou cremar.
A cremação pode ser usada também para corpos semi-intactos (quando não pode ser exumado ainda) ou despojos (ao invés de utilizar um ossuário). Longe de ser uma a preferência da cultura brasileira, mas cada vez mais adepta entre os brasileiros, a cremação tem ficado longe dos tabus de épocas passadas.
No Espiritismo/Kardecismo a cremação é uma prática bem aceita, mas pede-se que seja respeitado o tempo de 72 horas, que é o período necessário para o espírito se desvincular do corpo material. Nossos crematórios, inclusive, estão preparados para respeitar e esperar esse tempo.
O processo consiste em submeter o corpo a uma temperatura de aproximadamente 1000°C em um local apropriado, desenvolvido especificamente para esse fim. É um processo que só pode ser feito 24 horas após o óbito.
uma hora
O que fazer com as cinzas da cremação?
Depois de enviadas, as cinzas passam por um processo químico que separa o carbono, matéria-prima necessária para a fabricação do diamante. Na segunda etapa, o carbono é submetido a altos níveis de pressão e temperatura, gerando o grafite que, depois de limpo, será a base para o diamante.
No decurso de putrefação, as rupturas dos tecidos do corpo liberam o gás. À medida que as larvas nascem e começam a consumir, digerir e excretar os restos de tecidos, a decomposição do organismo progride para a etapa de esqueletização.
Quanto tempo leva para cremar um corpo humano? Saiba quanto tempo leva para cremar um corpo. Em média, a cremação de um corpo humano leva de duas a três horas.
No ritual de cremação, o corpo é velado normalmente, caso a família opte, e no final da homenagem a urna segue para iniciar o processo de cremação. A lei brasileira exige que os corpos só sejam cremados 24 horas após o óbito, então durante esse período os corpos ficam numa câmara fria.
O tempo de espera para um enterro, tem que ser de no mínimo 24 horas. Aos que escolhem cremar o ente querido, é preciso aguardar no mínimo 72 horas, de acordo com Chico Xavier. O desenlace do corpo do espírito precisa de um certo tempo para que ocorra da melhor maneira possível.
São esses resíduos que compõem as cinzas, o pozinho que sobra como lembrança dos restos mortais de uma pessoa cremada, geralmente pesando entre 1.