Diferentemente dos oligodendrócitos, as células de Schwann formam mielina em apenas um neurônio. Essas células revestem cavidades no cérebro (ventrículos) e o canal central da medula espinhal. Sua função é garantir a movimentação do líquido cefalorraquidiano.
Delgada membrana que envolve a bainha de mielina das fibras nervosas mielínicas e o cilindroeixo das fibras nervosas amielínicas.
A mielina do SNP é produzida pelas células de Schwann, sua produção é iniciada a partir da presença do axônio. ... Uma célula de Schwann produz mielina para um axônio, sendo que a bainha torna-se um prolongamento do seu citoplasma. O oligodendrócito ao contrário produz a bainha para vários axônios.
O resultado destes estudos mostrou que a bainha de mielina tem a função de isolar o axônio e fazer com que o potencial de ação percorra-o por todo o seu comprimento e chegue ao terminal, além de ser responsável por sua velocidade. Ela formada por glicofoslipídios e colesterol.
Desnutrição e anemia maternal, infecções gastrintestinais e respiratórias, malária, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas durante a gestação são alguns dos muitos fatores determinantes de crescimento intra-uterino retardado (má nutrição fetal), um grande problema de saúde ...
Vários fatores determinam o crescimento fetal, dentre estes são fundamentais: a oferta de nutrientes maternos e a transferência placentária de substratos, além do potencial de crescimento determinado pelo genoma.
Exemplos: Apirina ( Ácido Acetilsalicílico); Amitriptilina; Espironolactona, Azatioprina, Estreptomicina, Primidona, Benzodiazepinas, Fenitoína, Bleomicina, Fenobarbital, Propiltiouracil, Ciclofosfamida, Cisplatino, Hidroclorotiazida, Citarabina, Imipramina, Clobazam, Clorambucil, Valproato, Clorazepato, Cortisona, ...
Aos quatro meses o bebê cresce em média 2 centímetros e tem um ganho de peso de cerca de 550 gramas. Bebê de 5 meses: Nesta fase seu bebê provavelmente já tem o dobro do peso que ele tinha quando nasceu!