Turbinando o HD
Registrado
2 – Recrie a base de dados
Para desfragmentar o disco rígido
O processo de localizar e consolidar arquivos fragmentados é chamado de desfragmentação. O Desfragmentador de Disco consolida os fragmentos em um local na unidade de disco. Como resultado, o Windows acessa os arquivos com mais rapidez, e os novos arquivos têm menos chances de serem fragmentados.
Clique no botão iniciar, e no campo “Pesquisar programas e arquivos”, digite “Desfragmentador” e aperte enter; Passo 3. Na janela que abrir, clique primeiro na opção “Analisar disco”, para que o sistema faça uma busca no HD e tenha a real noção de como os arquivos estão fragmentados.
Confira as principais dicas!
Ao ativar a compactação de disco, você economiza espaço no disco rígido, mas o benefício não é sem custo. A compactação usa energia de processamento (CPU). Toda vez que você acessa um arquivo, ele deve ser lido e descompactado para ser trabalhado. Todo arquivo que você salvar ou editar também precisará ser compactado.
O Desfragmentador de Disco é uma ferramenta presente nos sistemas operacionais Microsoft Windows XP, Vista, 7, 8.
Na janela Sistema e Segurança, clique em Desfragmentar e otimize sua opção de unidades localizada em Ferramentas Administrativas. Selecione a unidade que você deseja desfragmentar e clique no botão Otimizar para iniciar o processo.
A otimização reorganiza os fragmentos dos arquivos que estão espalhados em clusters adjacentes ou contíguos. Isso permite que os arquivos sejam lidos na memória mais rapidamente. A otimização também consolida o espaço livre para evitar a fragmentação de arquivos recentemente adicionados.
Para reparar erros sem examinar o disco em busca de setores defeituosos, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /fe, em seguida, pressione < Enter >. Para reparar erros, setores defeituosos e informações legíveis, no prompt de comando, digite chkdsk volume: /re, em seguida, pressione < Enter >.
Na barra de pesquisa do Windows busque por Prompt de Comando e execute como administrador. No CMD digite o comando "chkdsk" e pressione enter. O formato do disco será exibido e a partir daí os testes de integridade do disco começam.
No Windows, sugiro que clique com o botão direito do mouse sobre "Computador" e selecione a opção "Gerenciar". Acesse "gerenciamento de disco" e verifique se o seu HD novo é reconhecido neste gerenciador.
Como reparar um HD com arquivos corrompidos