A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais que ocorrem em relação ao ensino e à aprendizagem. ... A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação.
As teorias sociológicas devem ser tratadas da forma mais imparcial possível, ao invés de apresentar apenas autores com ideias de esquerda, devem-se apresentar ideias de todos os autores, ou dos mais relevantes de cada vertente social e econômica.
Estuda o homem como animal biológico: suas origens; a evolução do homem primitivo ao homem moderno, destacando as diferenciações raciais. É o estudo da biologia humana dentro da evolução, com ênfase na interação entre a biologia e a cultura.
Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. ...
enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...
É compreender a necessidade de preservar o outro nas suas diferenças e na sua dignidade como pessoa. É libertar o ouvido para a escuta do outro, no comum e no diferente.
O fenômeno da aculturação se dá pelo contato de culturas diferentes e pela adoção mútua de costumes pertencentes à cultura diferente. Esse processo de “modelagem” pela qual nossa cultura passa é resultante do fenômeno da aculturação. ...
A aculturação se dá através do contato e interação de duas ou mais culturas, de forma impositiva ou natural, dando origem a uma nova cultura. ... Esta, por sua vez, terá como base elementos de suas matrizes culturais iniciais como no caso da formação da sociedade brasileira.