A tonelada (ou ton) de TNT é uma unidade de energia igual a 4,184 gigajoules, aproximadamente a quantidade de energia libertada pela detonação de uma tonelada de TNT. ... A dinamite, por exemplo, tem uma densidade energética 60% maior (aproximadamente 7,5 MJ/kg, comparados com 4,7 MJ/kg para o TNT).
Ácido nítrico (HNO3): talvez este seja o ácido mais fabricado e consumido pela indústria. É utilizado na fabricação de explosivos, como, por exemplo, nitroglicerina (dinamite) e trinitrotolueno (TNT).
Dinamite é um artefato explosivo à base de nitroglicerina, misturado com terra diatomácea (dióxido de silício em pó) ou com outro material absorvente, como serragem, argila, polpa de celulose ou pó de conchas, mais seguro que a pólvora e que a própria nitroglicerina em seu estado puro.
A nitroglicerina é um composto altamente instável e explosivo, sendo obtido por meio do tratamento do glicerol com uma mistura sulfonídrica (ácido sulfúrico com ácido nítrico). O glicerol sofre nitrificação, isto é, uma reação de substituição de três radicais por grupos nitro (NO3), formando a trinitroglicerina.
Mas dizer que TNT é a mesma coisa que dinamite, além de errado, é uma confusão bastante comum. O dinamite foi patenteado pelo em 1867 pelo sueco Alfred Nobel (sim, o mesmo do prêmio) e é basicamente uma mistura de nitroglicerina e diatomita, um tipo de rocha sedimentar calcária.
Olá! A dinamite é produzida com base de nitroglicerina. ... A nitroglicerina, por si só, pode ser utilizada como vasodilatador, além de controlar doenças do coração de pacientes. Muitos atletas utilizam ou utilizaram esta substância para facilitar a circulação de sangue.
TNT (trinitrotolueno): criado para uso em artefatos bélicos na Primeira Guerra Mundial, é formado a partir da nitração do tolueno. Ao contrário da nitroglicerina, o TNT puro é uma substância estável e não tão sensível a atritos. Ele só explode com o auxílio de um sistema que dê energia para iniciar a reação.
O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Ele é um sólido amarelo cristalino que tem um imenso potencial explosivo. ... O TNT é tão explosivo que detona com apenas uma temperatura de 80°C ou uma fagulha elétrica.
TNT é a sigla para tecido não tecido. Esse tipo de tecido é extremamente barato por conta da capacidade produtiva, manipulação direta e vasta oferta. O tecido não tecido é muito utilizado em produtos descartáveis hospitalares como: aventais, máscaras, luvas, babadores e toucas descartáveis.
Resposta. A explosão do trinitrotolueno é exotérmica, libera vapores tóxicos que causam irritações respiratórias e cutâneas, alto índice de ruído. Além da reação de trinitação, o grupo metil (-CH^3) do tolueno funciona como radical ativante, o mesmo é orto e para dirigente.
Apesar de o TNT ser sim um explosivo, o composto usado nas dinamites é o TNG, ou nitroglicerina (trinitrato de glicerina ou 1,2,3-trinitroglicerina). Veja sobre ela no texto Nitroglicerina.
227,13 g/mol
2,4,6-Trinitrotoluene
A obtenção do composto é através da reação orgânica de nitração exaustiva do tolueno com o HNO3 e H2SO4. A razão pela qual o tolueno é escolhido para obtenção deste explosivo é devido sua reatividade ser 25 vezes maior do que a do benzeno possibilitando a substituição eletrofílica.
Conforme o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), os países que explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967 têm o direito de possuírem esse tipo de armamento. Representados por: Estados Unidos, Rússia (sucessor da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), China, Reino Unido e França.
Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 — Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico estadunidense. Dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial, no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México.
Em 2019, EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e a Coreia do Norte — os noves países com arsenal atômico — tinham 13.
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Em 2020, os americanos possuem 5.
Arsenal nuclear americano vai custar US$ 1,2 trilhão em três décadas.
A bomba atômica nada mais é do que uma arma potente de destruição, que funciona com base do processo nuclear de fissão dos átomos (processo que quebra o núcleo dos átomos em dois menores) e capaz de liberar níveis intensos de energia.
No último dia 20 de agosto a Rússia liberou imagens até então sigilosas do teste feito em 1961 com a Tsar-Bomba, bomba de hidrogênio RDS 220 e a mais potente bomba nuclear já criada no mundo. A bomba foi detonada em outubro de 1961, com energia equivalente a cerca de 57 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno).
Bomba Czar
A força da Bomba Tsar, de aproximadamente 50 megatons, equivale a 50 milhões de toneladas de dinamite, ou a 3.
Para medir a capacidade de uma bomba dessas, usam-se os termos quiloton e megaton _um quiloton equivale a mil toneladas de TNT; um megaton equivale a 1 milhão de toneladas.