Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.
O epicárdio é a porção mais resistente do saco cardíaco, protegendo o coração contra impactos e contra o meio externo da cavidade torácica. O epicárdio pode sofrer com algumas doenças, como o acumulo de líquidos e outros exsudatos, como o pus. Espero ter ajudado!
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
Miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido. A miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos que afetam o coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose, mas muitas vezes a causa é desconhecida.
O ombro constitui a articulação escápulo-umeral, através da qual a cabeça do úmero, de forma esférica, encaixa na cavidade glenoideia da omoplata, sendo uma articulação com grande mobilidade, já que a cabeça do úmero pode deslizar em vários sentidos no interior da cavidade.
O sinal clássico da artrite é a dor articular. Artrite inflamatória do quadril é caracterizada por uma dor maçante, dor na virilha, coxa exterior ou nas nádegas. A dor geralmente é pior pela manhã e diminui com a atividade, no entanto, a atividade vigorosa pode resultar em aumento da dor e rigidez.
Os 7 principais sinais e sintomas da artrose de quadril: Dor em torno da articulação do quadril, que pode irradiar para a região da virilha. Dificuldade para permanecer em pé muito tempo ou para caminhar. Rigidez articular, com incapacidade para cruzar as pernas ou calçar meia. Mancar ao levantar-se da posição sentada.