A diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na própria finalidade de cada uma. Em oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo.
A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos servidores e colaboradores, refletindo em uma humanização nos setores da organização. No setor público, as contratações geralmente acontecem mediante a realização e aprovação do candidato em concurso público.
Já a gestão privada, como o próprio nome sugere, é o tipo de gestão visto em empresas privadas, que são geridas de modo mais profissional e que sempre visam os melhores resultados possíveis.
Há muitas diferenças entre trabalhar nos setores público e privado. ... "No setor privado, o sucesso depende das atividades realizadas por meio do fornecimento de produtos ou serviços prestados. Já o setor público é a atividade do estado, seja na esfera municipal, estadual ou federal.
Trabalhador do setor privado, trabalha para um empregador, uma empresa ela paga o salário. Trabalhador do setor público trabalha para o governo na área pública, presta serviço para a população, o público paga o salário.
São consideradas rurais as seguintes atividades: I - agricultura (cultura do solo, seja qual for a natureza do produto cultivado); II- pecuária (criação, recria ou engorda de animais de qualquer espécie);