Usinagem é o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, através de ferramentas ou máquinas. ... Dentro do campo da mecânica, a usinagem também é utilizada como alternativa para reparações e remates de acessórios metálicos ou de outros materiais.
Os serviços de usinagem compreendem todo o processo de fabricação de peças industriais e consistem no trabalho e na caracterização de uma peça a partir da matéria-prima por meio de ferramentas específicas capazes de alcançar um efeito preciso e muito próximo da perfeição.
O Centro de Usinagem serve também para realizar operações de usinagem com: furação, aplainamento, fresagem, alargamento, mandrilamento, abrir roscas internas, etc. Este tipo de máquina é muito utilizado nas indústrias de fabricação, devido à sua versatilidade.
Usinagem de precisão é, antes de tudo, uma arte que pode ser descrita como o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, por meio de ferramentas ou máquinas.
De forma simples, podemos dizer que o centro de usinagem CNC nada mais é do que uma máquina que funciona através de controle numérico computadorizado (daí o termo CNC) para realizar diversas necessidades de moldagem e produção de peças.
Comando numérico computadorizado, controle numérico computadorizado ou controlo numérico computorizado (sigla CNC, do inglês Computer Numeric Control) é um sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem. ... Perfis de alta complexidade são facilmente usinados.
Os centros de torneamento são máquinas de manufatura construídas para agilizar o processo de fabricação de produtos específicos, onde o programador pode executar operações tanto de torneamento, em que o processo de usinagem se baseia em cortar um componente rotativo com uma ferramenta de corte estacionária, ou em ...
Podemos dizer que a diferença entre o centro de torneamento e o centro de usinagem CNC se dá pelo fato de que enquanto um dos termos engloba o conjunto de ações da usinagem (o centro de usinagem), o outro revela um dos processos que compõem esse conjunto (no caso, o centro de torneamento).
No entanto, vale ressaltar que o processo de fresamento pode se diferenciar entre frontal ou periférico, de acordo com as necessidades do trabalho. O torneamento é um dos processos de usinagem mais utilizados, hoje em dia e consiste na combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta.
Uma máquina Multitarefas CNC têm a capacidade de fresar, tornear, furar e apresentar peças com alta precisão e alta qualidade, além de reduzir significativamente o tempo de setup, executando a usinagem das peças em apenas um ciclo. Chamadas também de máquinas MTM, ou seja, do ingles, Multi Task Machine.
As operações de torneamento externo usinam o diâmetro externo da peça. Uma vez que o torneamento externo é um dos processos mais conhecidos e utilizados, as exigências quanto ao controle de cavacos, segurança do processo e qualidade da peça são altas.
O faceamento serve para agilizar a vida do representante comercial e dos vendedores externos. O objetivo é cadastrar um estoque definido básico para o cliente, também chamado de Ponto de Equilíbrio. ... Assim, o seu cliente fica sempre com o estoque necessário e saudável para as suas operações, sem excessos e sem faltas.
O rosqueamento externo manual, consiste em abrir rosca na superfície externa de peças cilíndricas com o uso de uma ferramenta chamada de cossinete, por meio de um movimento circular alternativo. Essa operação consiste nas seguintes etapas: Preparação do material: Deve-se conferir o diâmetro do material a ser roscado.
VANTAGENS PROPORCIONADAS PELO USO DE UMA MÁQUINA DE ROSCAR AUTOMÁTICA. ... Consequentemente, o custo-benefício dessa máquina é altíssimo e o retorno financeiro muito breve. Nenhum outro produto será tão útil, e nem terá um custo-benefício tão positivo quanto uma máquina de roscar automática.
Porta cossinete ou suporte de cossinetes são ferramentas utilizadas para abertura de roscas em peças metálicas, manualmente.
Torneamento de roscas externas
Modo de emprego
Funciona desta forma: selecione o cossinete com a rosca desejada, introduza no cabeçote ou porta-cossinete (observando sempre a medida da parte externa do cossinete) e, com movimentos suaves e sincronizados, comece a girar a tarraxa manual em sentido para frente e para trás, limpando sempre o excesso.
Para produzir uma rosca com múltiplas entradas, faça um canal de rosca simples, com um avanço 1 vez o passo. Em seguida, o segundo canal de rosca com um avanço de 2 vezes o passo e por último, o terceiro canal da rosca com 3 vezes o passo. É importante selecionar o calço certo.
A elaboração de um parafuso, rosca e porcas passa por um processo complexo que começa com um método chamado forjamento ocril. As matrizes passam por alta pressão ao longo de 30 horas com o objetivo de amaciar o aço e depois por banhos de ácido sulfúrico, com o intuito de remover sujeiras.
Abertura da rosca: iniciar a rosca girando o cossinete no sentido horário, fazendo pressão. Após a abertura de dois ou três filetes, continuar com movimentos alternativos : a cada meia-volta, voltar no sentido anti-horário para a quebra do cavaco. Para facilitar a operação, deve-se aplicar fluido de corte.
Rosqueadeiras são máquinas antigas, que servem para fazer roscas em tubos de encanamento de ar comprimido e água em construções diversas. Com modelos de bancada e portáteis, elas tornam simples o processo de rosqueamento em diversos tipos de tubos de aços carbono e galvanizados não duros.
A Rosqueadeira em si consiste somente em fazer o tubo girar e alinha-lo para a execução do serviço, além de lubrificar o material que esta sendo trabalhado.