Rede de Frio é um amplo sistema, que possui complexa estrutura técnico-administrativa sob a luz da PNI, por meio de normatização, planejamento, avaliação e financiamento que visa à manutenção adequada da cadeia de frio. Já a Cadeia de Frio, por sua vez, é o processo logístico da Rede de Frio.
A Sala de Vacinação (SV) representa a instância final da Rede de Frio, sendo responsável exclusi- vamente pelos procedimentos de vacinação de rotina, campanhas, bloqueios e intensificações.
7) As vacinas devem ser colocadas nas prateleiras centrais e nunca na parte inferior do refrigerador. Também não podem ser colocadas na porta. 8) Os frascos e ampolas de vacinas, de preferência, devem ser colocados em bandejas perfuradas, sobre as prateleiras, a fim de haver uma boa circulação de ar frio.
O transporte de vacinas pode ser realizado pelo próprio fabricante ou por operadores logísticos contratados. Se o transporte for realizado por operador logístico, este precisa ser qualificado e seguir as mesmas regras de boas práticas de armazenamento e distribuição do produtor.
A vacina deve ser conservada em geladeira. No entanto, consideramos que um periodo de até 7 dias fora da geladeira ainda não perdeu eficácia.
Regras importantes do PNI Colocar vacinas que podem ser congeladas (poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola, tríplice viral) na primeira prateleira em bandejas perfuradas para permitir circulação do ar.
Faz parte da rotina de uma sala de vacinas as seguintes atividades: limpeza e organização da sala; verificar e anotar a temperatura da rede de frio, verificar prazo de validade dos imunobiológicos; retirar do congelador a quantidade necessária de vacinas e diluentes para o consumo do dia de trabalho e colocá-los em uma ...
O termômetro deve ser colocado na segunda prateleira da geladeira em posição vertical na área central do equipamento. A sua leitura deve ser realizada duas vezes ao dia, pelos profissionais que trabalham na sala de vacinas no início e no término do expediente de trabalho.
TMM - Termômetro de Máxima e Mínima. Termômetro de Máxima e Mínima é um instrumento, que através de marcadores, pode fixar os extremos das temperaturas ocorridas em um determinado período de tempo. Ele é capaz de marcar ao mesmo tempo a temperatura mínima, máxima e a temperatura do momento.
➢ O botão reset deverá ser pressionado quando for necessário apagar a memória do termômetro. Deverá ser usado assim que ligar o termômetro e aguardar cinco (5) segundos para a exposição das temperaturas interna e externa. ➢ O botão C/F quando pressionado deverá mostrar se a temperatura está em Celsius ou Fahrenheit.
A temperatura é ajustada pressionando o botão de controle até a posição desejada. Para dias frios ou quando o seu produto estiver sendo pouco usado, evite regular a temperatura na posição super frio.
O termômetro é um instrumento que medirá a temperatura de algum objeto colocado em contato atingindo o equilíbrio térmico entre as duas substância o mercúrio e o que for medido. Colocando o termômetro na geladeira você irá fazê-lo atingir um equilíbrio térmico com o ambiente interno da geladeira.
Temperatura do Freezer Como é de se imaginar, o freezer alcança temperatura bem menores do que um refrigerador. Ele consegue atingir uma média de temperatura que varia entre -14°C a – 25°C.
A temperatura máxima serve para dias quentes ou para quando há muitos alimentos, enquanto que a mínima serve para dias frios ou poucos alimentos. Agora, para congelar de fato, o seu freezer consegue alcançar temperaturas bem baixas. Se o seu intuito é este, recomendamos ajustar de -25° C a -18º C.