Tratamento. Raspar os pelos é o método mais simples de tratamento. A aplicação tópica de um derivado de imidazol, como cetoconazol, pode ser usado para evitar a reinfecção. Em pacientes imunocomprometidos pode causar nódulos púrpuras e pneumonite por hipersensibilidade.
Forma de micose, em que surgem nódulos de cerca de 0,5 a 1 mm de diâmetro, localizados à volta dos pelos e cabelos (sobrancelhas, cabelos, barba, bigode e pelos inguinais e púbicos) constituídos por massas micelares com o aspeto e a consistência de pequeníssimas pedras.
Piedraia hortae, agente etiológico desta micose, é um fungo filamentoso, demáceo que produz o pigmento melanina, caracterizando uma coloração enegrecida na parede celular e nas estruturas fúngicas.
A histoplasmose é uma condição médica causada pela inalação dos esporos microscópicos do fungo Histoplasma capsulatum.
Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.
Na maioria dos casos, o tratamento das dermatofitoses é tópico, ou seja, o médico pode recomendar apenas a aplicação de pomadas ou cremes contendo antifúngico. No entanto, no caso de lesões mais extensas ou no caso de micose na unha ou no couro cabeludo, pode também ser necessário fazer uso de antifúngicos orais.