Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
Estoque de material em processo diz respeito a itens de terceiros ou itens internos que estão sendo processados, mas que ainda não é um produto acabado. O termo estoque diferencia o material em progresso do estoque de material em processo.
§ Estoque de produto acabado: para diferentes taxas de demanda de mercado e produção, pode-se decidir em manter a produção estável, necessitando assim de estoques para cobrir os picos de demanda por um produto ou a reposição em virtude de algum problema que possa ocorrer com algum lote produzido.
A manutenção de estoque tem como objetivo o equilíbrio razoável da disponibilidade do produto conforme a sua respectiva demanda. Isso possibilita manter um estoque mínimo com os menores níveis possíveis sem acumular ou afetar a disponibilidade desejada pelos clientes.
Os materiais para manutenção industrial são desenvolvidos para garantir a qualidade de funcionamento de máquinas e equipamentos, como forma de assegurar a produtividade das fábricas e indústrias das mais diversas áreas.
Para a manutenção dos estoques de matérias-primas, são utilizadas justificativas, como a facilidade para o planejamento do processo produtivo, a manutenção do melhor preço deste produto, a prevenção quanto à falta de materiais e, eventualmente, a obtenção de descontos por aquisição de grandes quantidades.
O Processamento de Pedidos é um fator crítico para a tomada de decisões e, consequentemente, é decisiva quando se trata da demora para levar bens e serviços aos clientes pois, para que isso ocorra, há a necessidade de uma boa gestão dos recursos logísticos disponíveis.
O Processamento do Pedido pode ser dividido, nas seguintes etapas: Emissão, Transmissão, Verificação, Processamento. Emissão - início do Processamento do Pedido, onde é feita a formalização do pedido. Transmissão/Entrada - o pedido deve ser enviado à organização para a digitação em sistema de computadores.
O Ciclo de Pedido é o elo que conecta fornecedores e clientes em uma operação logística. É o processo elementar que produz o Nível de Serviço de um fornecedor para seu cliente. O Ciclo de Pedido, em geral, segue uma sequência de atividades integradas, conforme verificamos na figura 1.
No exemplo acima, o ciclo do pedido é decomposto em 6 etapas, ou seja, preparação e transmissão, recebimento e entrada, processamento, separação e/ou produção, expedição e transporte, recebimento pelo cliente. Cada uma das 6 etapas possui um tempo mínimo, um tempo máximo, e um tempo médio de duração.
Os componentes de um ciclo de pedido são : Captação / Transmissão, Digitação, Processamento, Expedição e Entrega. O tempo transcorrido entre a colocação do pedido pelo cliente até a sua entrega é chamado de tempo de ciclo de pedido, pois cada evento necessita de um determinado tempo para ser executado.
6a Questão (Ref.: Pontos: 0,0 / 1,0 Quais são os estágios abaixo que formam o ciclo do pedido do cliente? varejista e distribuidor distribuidor e fabricante cliente final e varejista fornecedor e distribuidor fabricante e fornecedor Gabarito Comentado.
A cadeia de suprimentos que, como já vimos, é muito mais abrangente, envolve:
Basicamente, uma cadeia de suprimentos consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua entrega ao usuário final.
A importância para a indústria Uma boa gestão de cadeia de suprimentos diminui custos ao longo da cadeia. Isso acontece principalmente ao otimizar o controle dos produtos de modo a prevenir perdas, extravios e quebras.