Inseto
Elas migram em busca de abrigo e alimento e se infiltram em residências, hospitais, estabelecimentos comerciais e outros, preferindo ambientes escuros, quentes e próximos ao forro, tubulações de banheiro, pias e locais insalubres, perto de vasos, fendas em muros, atrás de rodapés e batentes.
Algumas espécies de formigas possuem uma picada funcional que as trabalhadoras usam para defender a colônia ou elas próprias. Muitas espécies secretam ácido fórmico, um repelente potente. As mandíbulas das formigas trabalhadoras são usadas para muitas tarefas, incluindo defesa, construção de ninhos e cuidados larvais.
Formigas muitas vezes são problemas numa casa, principalmente na cozinha. Seja em casa ou apartamento, é quase sempre impossível deixar qualquer alimento fora da geladeira sem que esses insetos apareçam. Elas surgem principalmente no verão e são atraídas por açúcares, carnes, mel e outros alimentos comuns na cozinha.
As formigas são atraídas por água e açúcar — isto é, fontes de alimento. Você também precisará de um recipiente para colocar a isca dentro. Pode ser um balde, um copo ou uma jarra manson, por exemplo. As iscas podem ser simples: água e açúcar bastam.
A formiga que faz a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão – o que deixa um rastro de feromônios (as moléculas que esses bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos). “As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S. ... Uma vez que a formiga encontra, memoriza.
Na verdade, as formigas é que vão à caça de alimento. Um grupo de operárias sai do ninho para procurar comida. Elas fazem isso através dos receptores olfativos - chamados sensilas - que ficam nas suas antenas. ... Outras estocam comida dentro do próprio abdômen.
Aliás, apesar de ser um hábito em países como o México, Venezuela, Austrália e Colômbia, comer formigas não traz nenhum benefício para a alimentação, pois elas são ricas em proteínas, mas seria necessário comer um formigueiro inteiro para que fizessem alguma diferença.