a) O relevo da região sudeste não é exatamente homogêneo, visto que na região podemos encontrar planícies costeiras, serras e restingas. Além de planaltos e escarpas. Entretanto, a característica mais marcante do relevo é o conjunto de serras que possuem topos arredondados, dando à região a ideia de um mar de morros.
A vegetação sulista é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Araucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.
Vegetação da Região Sul Nessa região, destacam-se dois tipos de vegetação: as matas de araucária (predominantes nos planaltos) e os famosos campos (encontrados tanto nos planaltos quanto na Campanha Gaúcha).
Região Sul – Vegetação e clima O clima característico da região Sul é o subtropical, com verão ameno e inverno rigoroso. No norte do Paraná, prevalece o clima tropical de altitude. ... O principal tipo de vegetação da região Sul é a floresta das Araucárias, ou Mata dos Pinhais.
É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos.
Os Campos do Sul, também chamados de Pampas, apresentam poucas espécies animais e vegetais, por serem caracterizados por vastas extensões de terras planas, dominadas por vegetação rasteira. ... No Rio Grande do Sul, destacam-se as espécies seriema, puma, coati, suçuarana, tucano-de-bico-verde, ema e o tamanduá-mirim.
A FAUNA NO SUL DO PAÍS No grupo dos mamíferos, podemos citar o tatu, o guaxinim, o zorrilho, o cachorro-do-mato. Entre as aves mais comuns estão o cisne-de-pescoço-preto, o marreco, a perdiz, o quero-quero, o pica-pau do campo e a coruja-buraqueira, que ganhou este nome por fazer seus ninhos em buracos cavados no solo.
Esquematicamente temos na Região Sul as seguintes formações vegetais:
Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, o Bioma Pampa ocupa uma área de 176,5 mil Km² (cerca de 2% do território nacional) e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores).
Pampa
6. Bioma Pampa. O bioma Pampa, conhecido também como Campos Sulinos, ocupa cerca de 2% do território brasileiro, abrangendo o território do estado do Rio Grande do Sul. O nome “pampa” tem origem indígena e designa uma região plana.
Dois tipos de bioma, conjuntos de diferentes ecossistemas, são encontrados no território gaúcho: a Mata Atlântica e Pampa - o último existe apenas no RS. “A vegetação no Rio Grande do Sul é diversa.
o Cerrado
Caatinga
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. a Amazônia, o cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.
Biomas são conjuntos de fauna e flora específicos para cada região e são determinados por condições climáticas, geográficas e litológicas, isto é, as rochas e seus processos de decomposição. Por isso, cada bioma é único e possui diversidade própria.
Resposta: Bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada região. No Brasil os Biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.
Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.