Uma oração, para ser de período composto dever haver pelomenos 2 verbos na frases, e o período simples apenas 1 verbo (Ou locução verbal). Orações de período composto, podem ser de dois tipos, de coordenação ou de subordinação.
Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais. Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples.
Para realizar essa análise, é importante ter em mente que existem dois tipos de construção que devem ser levados em consideração: a oração e o período. Oração é um enunciado que se organiza em torno de um verbo, de modo que seja possível dividi-lo em 'sujeito' e 'predicado'.
A análise sintática caracteriza-se como uma particularidade inerente aos postulados gramaticais cuja finalidade se atém ao estudo das palavras de acordo com a função que elas desempenham em meio a um determinado contexto linguístico.
A análise sintática "serve" para examinar o texto, as suas estruturas e os elementos que o compõem. ... O texto é composto por orações e períodos. A oração é uma frase que possui verbo, enquanto o período é o conjunto de orações.
Para uma boa análise sintática, é imprescindível que você conheça bem todos os elementos que compõem a oração. O sujeito é um desses elementos e está entre os mais importantes da oração, já que é responsável por realizar ou sofrer uma ação verbal, designando o ser a respeito do qual se declara alguma coisa.
É o sujeito que aparece, que está escrito, que está na nossa cara, em letras garrafais, em letreiro luminoso neon piscante. ... Ele não está escondido (sujeito oculto ou desinencial) e não é aquele tipo de sujeito que simplesmente não existe ou não se pode identificar.
adjetivo Relacionado com a sintaxe, com a parte da gramática que se dedica ao estudo das palavras enquanto constituintes de uma frase. Em conformidade com as regras da sintaxe: o texto não possui correção ou perfeição sintática. ... Etimologia (origem da palavra sintático). Do grego syntaktikós.
O advérbio não, ao integrar o predicado verbal, pode incidir sobre o verbo, modificando o seu sentido. Não se trata de um complemento do verbo porque não é pedido por este, que não necessita do advérbio para completar o sentido, pelo que tem a função de modificador do grupo verbal.
Sublinhe o adjunto adnominal com um traço e o adjunto adverbial com dois traços.