O Neoconcretismo foi um movimento artístico-literário, surgindo como uma forma de reagir aos excessos trazidos pelo concretismo. Enquanto o concretismo era extremamente racional, o neoconcretismo trouxe a subjetividade de volta para o processo de criação artística.
O Movimento Neoconcreto (Grupo Frente) surgiu no Rio de Janeiro em prol do subjetivismo da arte e da criação artística, o qual criticava o racionalismo, objetividade e o dogmatismo geométrico dos concretistas paulistas (Grupo Ruptura). ...
Max Bill definiu a arte concreta da seguinte maneira: "a pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura."
O Concretismo, ou Arte Concreta, foi uma das manifestações artísticas da primeira metade do século XX. Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 1950 e 1960, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. ...
Concretismo foi um movimento literário do século XX surge com força vanguardista a partir de 1955, mas já mostra algumas nuances em 1950 quando Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos começam a fazer experimentalismos sintáticos. ... Estava inaugurado o movimento concretista brasileiro.
A segunda metade do século 20 presenciou dois dos mais importantes movimentos das artes visuais e da poesia do país: o concretismo e o neoconcretismo. A origem comum teve início na 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, em dezembro de 1956, em São Paulo, repetida no Rio de Janeiro em fevereiro de 1957.
A arte concreta no Brasil tem como marco a chegada de Mário Pedrosa, crítico de arte, que em 1945 traz um novo conceito sobre o papel da arte, se opondo à proposta de figurativismo presente no país desde da Semana de Arte Moderna de 22.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. A princípio: planos e cores. As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Sem implicar uma arte figurativa, a arte concreta nasce também como oposição à arte abstrata, que pode trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Linha, ponto, cor e plano não figuram nada e são o que há de mais concreto numa pintura.
Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.
O objetivo da poesia concreta é integrar o visual, por meio da distribuição das letras no papel; o sonoro, pela exploração da repetição de sons; e o sentido das palavras. ... Assim, a poesia concreta une texto, som e imagem.
O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. A pintura concreta é "não abstrata", afirma Van Doesburg em seu manifesto, "pois nada é mais concreto, mais real, que uma linha, uma cor, uma superfície".
wassily kandinsky
As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da inguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens. O ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. Quando imaginamos um ponto, normalmente pensamos nele como um pequeno círculo.
Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
LINHA. Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.
Forma e conteúdo na arte são inseparáveis, uma completa e produz a outra. ... Isto não significa que a obra de arte necessariamente represente a figura do artista, mas sim que a figura do artista está presente no conteúdo, no significado dessa obra de arte.
Forma ambígua - quando não há contraste suficiente entre a figura e o fundo, estes dois elementos tendem a se confundir e nos dão uma dupla interpretação.
adjetivo Que contém ou pode conter múltiplos sentidos; que não apresenta um único sentido. Com distintos significados; equívoco: texto ambíguo. [Gramática] Cujo sentido permite várias interpretações (inclusive contrárias); que comporta mais de uma interpretação diferente.
Percepção Figura-Fundo refere-se à tendência do sistema visual para simplificar uma cena com um objeto principal que nós estamos olhando (a figura) e tudo o que forma o fundo. O conceito de percepção figura-fundo é muitas vezes ilustrado com a clássica ilusão de “faces ou vasos” , também conhecida como o vaso Rubin.
Figura pode ser definida como a imagem, o motivo, a forma percebida e compreendida no primeiro momento de observação, enquanto que o fundo é o cenário, o plano no qual se insere a figura. Normalmente toda composição visual (tridimensional ou não) possui um motivo, uma cena, um foco. Esse motivo é a figura!
Nas Artes visuais, em particular Pintura, Design Gráfico, Fotografia e Escultura -- a composição é o posicionamento do arranjo de elementos visuais ou ingredientes em um trabalho de arte, o que difere do tema do trabalho.
Significado de Figura substantivo feminino Forma exterior de um corpo, de um ser; configuração. Aspecto, aparência, estatura, configuração de pessoa humana: uma bela figura. ... [Figurado] Forma imaginária que se dá aos seres metafísicos: estava no escuro e disse ter visto uma figura.