Classificação
Primeiros socorros em cortes superficiais
Ferimentos são rompimentos da pele por objetos cortantes(facão, foice, enxada, caco de vidro, etc.) ou perfurantes (prego, espinho, osso pontudo, etc.). Sempre que ocorrer um ferimento (seja leve, como as escoriações ou profundos, como as feridas), haverá hemorragia, que é a perda de sangue.
Vermelhidão, calor e inchaço à volta da ferida. Dor e sensação de picadas na ferida. Líquidos (exsudados) que saem da ferida amarelo espessos, às vezes também esverdeados. Criança com febre e com mal-estar geral.
O traumatismo é superficial quando o agente causador atinge a pele, tecido celular subcutâneo ou mesmo as aponeuroses e músculos. Caso contrário, havendo comprometimento de estruturas nobres ou profundas (nervos, tendões, vasos, ossos ou vísceras) o traumatismo é considerado profundo.
São os machucados decorrentes de batidas ou quedas, em que há dor local, depois inchaço (edema) ou um arroxeado na pele (equimoses e hematomas). Deve-se sempre observar se os movimentos estão normais, se a dor não é excessiva, o que poderia indicar maior gravidade, como uma fratura óssea.
Ferimentos superficiais: como cuidar da maneira correta?
Feridas patológicas São as resultantes de fatores sistêmicos: deficiências proteicas ou doenças pré-existentes, como Diabetes Melito (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O "pé diabético" é um exemplo de ferida patológica.
Como cuidar dos ferimentos na pele?
Para evitar o risco de infecção grave e ajudar a prevenir ou diminuir as cicatrizes, um corte profundo deve idealmente ser suturado dentro de 6 a 8 horas e, no máximo, dentro de 24 horas após a lesão. Se você esperar mais, os pontos que você recebe podem não aguentar e o risco de infecção é maior.
Saiba que esses ferimentos devem ser avaliados por um médico o mais rápido possível se for: Uma ferida que não vai fechar por si só; Uma ferida que pode precisar de cinco minutos de pressão direta constante para parar o sangramento; Um corte de mais de 1,5 cm.
Em média, duas semanas é o que o nosso corpo pede para limpar, tratar e fechar uma lesão. Esse tempo pode, no entanto, variar, dependendo da gravidade do ferimento, da idade, do estado de saúde ou até mesmo se o acidente aconteceu de dia ou de noite.