O ferro pode ser encontrado sob 2 formas: ferrosa (Fe++) e férrica (Fe+++) e seu conteúdo corpóreo é de 3 a 5g, sendo que parte desempenha funções metabólicas e oxidativas (70% a 80%) e outra encontra-se sob a forma de armazenamento como ferritina e hemossiderina no fígado, baço e medula óssea (20% a 30%).
Basicamente o ferro heme é derivado das hemácias e das células musculares, portanto encontrado em alimentos de origem animal e o ferro não heme é encontrado de forma abundante nos alimentos de origem vegetal.
Normalmente o ferro é eliminado do organismo pelas secreções corpóreas, descamação das células intestinais e epidermais ou sangramento menstrual. O organismo não possui um mecanismo específico para eliminar o excesso de ferro absorvido ou acumulado após a reciclagem do ferro pelos macrófagos.
Dieta Pobre em Ferro
Segundo a nutricionista Flávia Abdallah, a carne vermelha é a principal fonte de ferro. Ela destaca que a carne mais rica em ferro, como a maioria das pessoas já sabe, é o bife de fígado (cerca de 10 mg de ferro em um filé). Frangos e peixes também têm grande quantidade de ferro.
Benefícios para a saúde O fígado é um alimento rico em nutrientes, uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina A, cobre, folato, riboflavina, selênio e zinco; é uma ótima fonte de niacina, ácido pantotênico, fósforo, proteína, vitamina C e vitamina B6; boa fonte de ferro e tiamina.
O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas.
Os alimentos que curam a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha ou feijão, porém consumir algum alimento rico em vitamina C, como laranja, limão ou morango, na mesma refeição também é importante porque a vitamina C melhora a absorção de ferro a nível intestinal.
Recomendado para tratar a anemia Graças a seu conteúdo de ferro, o fígado de frango é um bom complemento para combater a anemia em cachorros.
Os alimentos ricos em ferro são carne de boi; frango; peru; porco; peixe; mariscos; espinafre; amendoim; ovo; lentilha; feijão e frutas secas. As principais fontes de vitamina B12 são cereais matinais com adição de vitamina B12; carne de boi; fígado; frango; peixe; mariscos; ovo e laticínios.
Ricas em proteínas, as carnes vermelhas são as fontes de ferro mais conhecidas e também mais consumidas na dieta cotidiana. Para tirar o melhor proveito deste alimento, prefira cortes magros, como patinho, coxão mole, músculo, filé mignon e lagarto. Em média, cada 100 g de carne vermelha magra contém 3 mg de ferro.
Leguminosas Os tipos mais comuns de leguminosas são o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha e a soja. Eles são uma ótima fonte de ferro, especialmente para vegetarianos. Uma xícara (198 gramas) de lentilhas cozidas, por exemplo, contém 6,6 mg de ferro, o que representa 37% da IDR.
Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco ralado ou fresco, damasco seco, figo fresco ou seco, goiaba, kiwi, laranja com bagaço, maçã, pêssego e pera com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, tâmara, uva fresca e passa.
Não são só as carnes: veja verduras ricas em ferro
Alimentos que contêm ferro
Honestamente, couve e espinafre são bem parecidos. Se você quiser fazer a diferença, porém, a couve tem mais vitamina C e A do que o espinafre, e “o espinafre ganha da couve pelo folato, vitamina K e ferro”, diz Armul. Mas ambos são baixos em calorias, versáteis e crescem durante todo o ano.
"O feijão preto é muito consumido em todo o país, principalmente nas tradicionais feijoadas. É o mais rico em ferro. Já o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que impede a absorção do carboidrato para ser transformado em açúcar.