Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. ... Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada. As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário.
Como escrever uma descrição pessoal
Não minta sobre suas habilidades e conquistas. Lembre-se de ser o mais sincero possível. Encontre um equilíbrio; você deve se promover e descrever os seus sucessos sem parecer arrogante. Não inclua na sua apresentação informações irrelevantes sobre você.
É interessante começar a sua descrição informando o seu nome completo, local de nascimento, data de nascimento, idade, local em que reside atualmente e demais informações pessoais. Para continuar, você pode colocar os seus diplomas acadêmicos, ou seja, sua formação, seus cursos e habilidades.
Usar Frases de Efeito
Nome, título e descrição – o “sobre” do perfil – formam o resumo do seu currículo e é a primeira informação que salta aos olhos dos usuários. É com base nessas informações que os recrutadores ou possíveis parceiros terão a primeira impressão sobre você.
Veja a seguir algumas dicas importantes para usar na hora de criar a sua redação.
O resumo deve ser breve, procure expor pontos interessantes sobre suas capacidades, competências que possui ou desenvolveu. Lembre-se, esse texto será sua apresentação ao recrutador, então, escreva-o com objetivo de mostrar o que possuí de melhor, e competências que lhe ajudem a conseguir a vaga.
1. Faça uma lista com os tópicos mais importantes
Experiência profissional: 5 dicas para descrever corretamente
Saiba como montar o seu primeiro currículo (mesmo sem experiência...
O que eu posso colocar em qualificações no currículo de vendedor?
Taís aconselha acrescentar a experiência de autônomo no currículo, pois toda informação profissional é válida. “Não é porque não se trata de um emprego formal que esse dado deixará de ser valorizado pelo profissional de RH que fará a seleção”, comenta.
As informações de trabalho informal devem ser inseridas no campo de experiências profissionais no seu currículo, da mesma maneira que o trabalho com registro na carteira. A principal diferença é que você não vai colocar o nome da empresa, quando for o caso de uma atividade como autônomo.
De acordo com a especialista, é consenso no mercado que o trabalho informal também pode dar força extra ao currículo. “Para muitas vagas, o recrutador não analisa apenas os aspectos sobre a formação e os conhecimentos do candidato, mas também o tempo fora do mercado e a permanência em determinada função”, diz.
Ou seja, é necessário deixar claro qual é o cargo que pretende ocupar, ou em qual área gostaria de trabalhar. O objetivo profissional deve ser curto e direto, mostrando claramente qual cargo ou área você quer ocupar dentro da empresa.
Se fez poucos, crie uma seção “Trabalhos freelancer” no seu currículo; Além disso, coloque o nome do projeto, a data e uma breve descrição; Se fez muitos, coloque isso na sua seção de experiência profissional; Diga a data em que começou a ser freelancer, depois liste projetos relevantes.
Clique no ícone Adicionar na Experiência parte superior da seção. Insira um título no campo do título. Por exemplo: Profissional Independente. Digite o nome da empresa em que você era consultor na área da Companhia.
Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autónomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.
Os projetosque você teve ao longo da carreira devem ser listados junto com as demais experiências profissionais – sempre da mais recente para a mais antiga. Por fim, é importante ressaltar que atuar por projetos não é algo menos valioso para a carreira. Ao contrário.
Caso você tenha muita experiência como palestrante em congressos, vale colocar isso nas suas informações pessoais no início do currículo, ao lado da sua profissão. Por exemplo, Jornalista e palestrante. Desta forma, você estabelece logo de cara que você é uma autoridade no assunto.
“Freelancer” é o profissional independente que atua principalmente nas áreas da comunicação e tecnologia sem vínculo empregatício, isto é, sem a carteira assinada por uma empresa.
O que é freelancer? Freelancer é um trabalhador autônomo que oferece seus serviços para empresas ou clientes pessoa física, mediante o pagamento de um preço estipulado por ele mesmo.