Bacilos Gram-negativos não fermentadores (BGN-NF) são microrganismos aeróbios e incapazes de utilizar carboidratos como fonte de energia através da fermentação, degradando-os pela via oxidativa.
A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.
As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.
É a coloração mais utilizada em bacteriologia. É uma coloração diferencial porque permite colocar as bactérias em dois grupos: bactérias Gram positivo e bactérias Gram negativo. O comportamento diferente das bactérias para reter o corante é, provavelmente devido a diferenças nas camadas superficiais da parede.
Usando-se múltiplos corantes pode-se diferenciar entre diferentes micro-organismos ou estruturas e componentes celulares de um mesmo organismo ou de suas diferentes células. Coloração diferencial também descreve processos médicos usados para detectar anormalidades na proporção de diferentes células no sangue.
O método de coloração de Gram é considerado um dos mais importantes dentro dos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. ... As bactérias são caracterizadas como gram-positivas ou gram-negativas em esfregaços de pus ou fluídos orgânicos, permitindo que o profissional do laboratório possa monitorar as infecções.
Infecções por bacilos Gram-Positivos Algumas bactérias Gram-positivas (por exemplo certos estreptococos) podem penetrar profundamente no tecido, enquanto outras causam danos através da produção de substâncias extremamente tóxicas (por exemplo as toxinas produzidas por Clostridium botulinum).