Presente do indicativo São três as conjugações verbais, de acordo com a terminação do verbo em infinitivo: Primeira conjugação: terminados em –AR. Exemplo: cantar. Segunda conjugação: terminados em –ER.
Os modos verbais em espanhol são divididos em 3: modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo. Temos ainda as formas nominais dos verbos, que são infinitivo, particípio e gerúndio. Entenderemos cada uma desses modos e formas em espanhol abaixo.
Em espanhol os tempos verbais são presente, pretérito ou futuro, com 4 classificações distintas: Simples: quando são formados somente pelo verbo principal. Compuestos: formados pelo verbo auxiliar haber e também pelo particípio do verbo principal. Perfectos: são aqueles que ressaltam o limite do tempo.
O passado em espanhol - parte I
passado {m.} passado {adj. m.} passar {v.}
Em espanhol, o Pretérito Perfecto é formado com o presente do verbo “haber” e o particípio passado do verbo principal. Empregamos o Pretérito Perfecto quando falamos de um passado recente, ou se usamos expressões temporais que indicam um período de tempo não terminado (hoy, esta semana, este año, etc…).
Los adverbios (os advérbios) são palavras invariáveis utilizadas para modificar os sentidos dos verbos, dos adjetivos ou de outros advérbios. Os advérbios podem indicar afirmação, intensidade, dúvida, lugar, modo, negação, ordem e tempo.
O pretérito indefinido ou pretérito perfecto simple é um tempo verbal do modo indicativo que expressa ações realizadas e concluídas no passado. Seu equivalente em língua portuguesa seria o pretérito perfeito.
Para conjugar os verbos regulares no pretérito indefinido, devemos modificar apenas as terminações –ar, -er e –ir.
O pretérito imperfeito é usado para expressar o que ocorreu no passado sem necessariamente indicar o início ou o fim do ocorrido. ... – Ação começada mas não acabada: usado para falar de uma ação que acontecia no passado quando algo a interrompe. Exemplo: El niño jugaba a la pelota cuando la lluvia comenzó.