Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), destina-se a compensar e facilitar, permanentemente ou não, prejuízos e incapacidades dos sujeitos com graves distúrbios da compreensão e da comunicação expressiva (gestual, falada e/ou escrita).
A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever. ... O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC.
Agora que já conhecemos mais sobre a Comunicação Alternativa, podemos falar sobre as pranchas de comunicação, recursos assistivos que facilitam a interação de pessoas não verbais. As pranchas de comunicação são materiais impressos ou digitais que combinam ilustrações com símbolos e palavras escritas.
Questão 2 Quais as características para escolher os sistemas alternativos de comunicação descritos por Manzini (2006) no aspecto tipos de estímulos e de estratégias utilizados? ... Facilitam interação, parceiros de comunicação alternativa, participação da família.
O sistema Bliss de Comunicação é um sistema suplementar e/ou alternativo de comunicação, constituindo-se em um sistema simbólico gráfico visual. O Bliss é um sistema dinâmico, capaz de representar conceitos abstratos. O significado de cada símbolo é aprendido em relação à lógica que envolve o sistema como um todo.
Os sistemas alternativos de comunicação mais usados no Brasil são: Bliss, PCS e PIC....Os Sistemas de Comunicação Alternativa são por exemplo:
O Boardmaker é um programa de computador que foi desenvolvido especificamente para criação de pranchas de comunicação alternativa. ... O Boardmaker poderá ser associado a outro programa chamado de Speaking Dynamically Pro que significa "falar dinamicamente".