VEGETAIS PELO MÉTODO PLASMOLÍTICO O potencial osmótico é um componente do potencial hídrico cuja magnitude depende da quantidade de solutos presentes em solução, sendo a pressão osmótica definida como a pressão necessária para impedir a ocorrência da osmose.
OS COMPONENTES DO POTENCIAL HÍDRICO: O potencial hídrico total pode ser repartido em vários componentes. Destes, um ou mais podem ser relevantes para um dado sistema: em que, Yp, Yp, Ym e Yg são os componentes devidos, respectivamente às forças osmóticas, de pressão, mátricas e gravitacionais.
O conceito de potencial hídrico (ψw) é bastante importante para a compreensão das relações hídricas nas plantas e entre estas e o meio exterior (solo e atmosfera). O potencial hídrico representa o potencial químico da água, ou seja, a energia livre associada às moléculas de água.
A diferença de energia potencial da água entre dois pontos faz com que a água se movimente: - internamente no solo (fluxo de água no solo); - do solo para a planta (absorção); - do solo para a atmosfera (evaporação); - da planta para a atmosfera (transpiração).
Se parcialmente cheios, o agregado diz-se úmido se, completamente cheios, o agregado diz-se saturado. ... A umidade da areia é a relação de massa de água contida no agregado e sua massa seca e é expressa em porcentagem, de suma importância essa determinação.
A densidade aparente do solo é uma medição do quanto o solo é densamente compactado ou denso e é feita de acordo com a massa de solo seco em uma unidade de volume (g/mL ou g/cm3). ... Para determinar a densidade aparente, uma amostra de volume conhecido deve ser coletada.