A altura H é o valor máximo da distância, medida numa recta que passa pelo centro do círculo com 165 mm de diâmetro, entre a circunferência do referido círculo e o contorno exterior da saliência (ver Figura 1).
(UFPE-1979) A altura H de um homem varia com o tamanho F do seu fêmur, de acordo com a seguinte fórmula: H=69,089+2,238F (medidas expressas em cm). Se a idade ultrapassa 30 anos, subtrai-se 0,06cm por cada ano após os 30 anos.
Comprimento, largura e altura
É importante saber que a sequência correta dessas medidas devem obedecer a seguinte ordem: Comprimento x largura x altura. Considere as medidas como interna. São três as medidas que você precisa extrair quando for determinar o tamanho de uma caixa de papelão.
Como exemplo, se formos medir a área de uma caixa, o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior; a largura será a medição do lado menor, e a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.
Comprimento corpo. Posicionando a fita métrica bem no encontro entre a base do pescoço e o início do ombro, meça a altura do seu ombro até seu pé. Nós medimos o comprimento de uma peça desse mesmo ponto na gola até a barra. Com essa medida do seu corpo você consegue saber em qual altura o produto vai ficar.
Meça o braço passando a fita por cima do ombro. Portanto, passe a fita por cima do ombro e a desça pelo braço. Se você não tiver certeza de como se faz isso, pense na costura de uma camisa de manga comprida — é mais ou menos esse o comprimento que você deve medir.
Na parte da frente do corpo, medir de um lado ao outro da cava (um pouco acima da axila) acima do busto, onde fica o encaixe do braço.
Meça desde o encontro do ombro com o pescoço até o ossinho na articulação do ombro com o braço. Peça que a pessoa cruze os braços à frente e meça de uma a outra dobra das axilas, passando por cima das omoplatas.