Fungos
Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.
Os decompositores ajudam no aceleramento do processo de degradação da matéria morta, inclusive das excretas dos detritívoros e demais organismos, propiciando a reciclagem de nutrientes, que serão utilizados pelas plantas e pelos demais organismos da cadeia alimentar.
Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados. Esse processo é essencial para a manutenção da vida na Terra, pois garante a ciclagem de nutrientes.
Sendo assim, além de contribuir como fonte de nutrientes para as plantas, a serrapilheira também tem fundamental importância na conservação dos ecossistemas florestais.
Resposta. os fungos e bactérias! espero ter ajudado!
Esses quatro elementos formam 97,4% do organismo dos seres vivos (carbono 9,5%, hidrogênio 63%, oxigênio 23,5% e nitrogênio 1,4%). Enquanto que, os compostos inorgânicos presentes nos seres vivos são a água e os sais minerais. Tudos os seres vivos estão compostos por esses elementos.
A composição química dos seres vivos é feita por compostos inorgânicos (água e sais minerais) e orgânicos (glicídios, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos). A relativa quantidade desses compostos pode variar de um organismo para outro.
Os Compostos Orgânicos Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.