Em humanos o sistema respiratório é formado por dois pulmões e pelas vias respiratórias: boca, cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. É formado a partir do desenvolvimento principalmente do endoderma, tendo também a participação do ectoderma e do mesoderma.
A maturação dos pulmões é dividida em 4 fases histológicas: pseudoglandular, canalicular, saco terminal e alveolar. Período Pseudoglandular (5 a 17 semanas): Durante a primeira parte deste período, os pulmões em desenvolvimento se assemelham histologicamente a uma glândula exócrina.
Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas. Esse tipo de célula produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante. A função do surfactante é manter os alvéolos abertos e auxiliar na difusão dos gases pela membrana alveolar. Leia também sobre Pulmões e Respiração Pulmonar.
O surfactante pulmonar parece ser produzido continuamente no pulmão, mas ele também é continuamente consumido ou eliminado do pulmão. Parte do surfactante pulmonar volta para o interior das células tipo II (recaptação), onde é reciclado e novamente secretado e degradado e utilizado na síntese de outros fosfolipídeos.
O tensoativo catiônico faz parte das substâncias tensoativas que permitem uma redução considerável na tensão entre superfícies que realizem contato com líquidos, isso, porque o tensoativo catiônico é composto por moléculas com partes solúveis em água e outras incompatíveis com o líquido.
Tensoativos biodegradáveis, também chamados de tensoativos verdes, podem ser degradados pelos microrganismos presentes na natureza, dependendo o meio em que se encontra a biodegradabilidade da molécula do tensoativo pode ocorrer em até mais ou menos 24 horas, isso ocorre devido a não existência de ramificações nas ...
Os resíduos de sabão provenientes da limpeza doméstica vão parar no esgoto e consequentemente em rios. ... Lá sofrem decomposição pelos micro-organismos existentes na água, daí dizemos que se tornam biodegradáveis, ou seja, não poluem o meio ambiente.
Todos os sabões são produzidos a partir de matérias-primas biodegradáveis, óleos e gorduras que passaram por um processo de saponificação. ... Já os detergentes sintéticos podem ou não ter tensoativos biodegradáveis, pois eles são provindos do petróleo, matéria-prima não renovável.
Quanto ao aspecto ambiental, o sabão apresenta mais benefícios, já com respeito à eficiência, o detergente tem a vantagem de não reagir com água dura. Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais.
Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. ... Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.
O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.
A grande diferença entre sabão e detergente se resume à composição química (em especial, à estrutura molecular). Enquanto o sabão é composto por óleos ou gorduras vegetais, o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Vale destacar que ambos são muito eficientes para remover sujeiras.
O sabonete em barra tem maior durabilidade, também é prático, pois pode ser usado diretamente no corpo, sem a necessidade de uma esponja. Geralmente, o sabonete em barra é mais fácil de armazenar e as versões que promovem esfoliamento na pele são mais eficientes, pois possuem partículas maiores de esfoliantes.
O sabonete líquido pode ser melhor para peles que ficam irritadas facilmente por ter formulação mais neutra. "A versão em barra pode conter mais partículas abrasivas que não são adequadas ao uso em pele sensível", esclarece a dermatologista Daniele.
Minuano. A super vencedora apontada pela Proteste como a melhor entre as cinco marcas de detergente, pois é quem oferece a melhor relação de custo x benefício, pois passa em todos os testes, a um preço razoável. Pode ser encontrado por R$1,09 no mercado.
O Detergente Limpol rende mais e é eficiente na remoção de gorduras e sujeiras, além de ter um alto poder de espumação.