O Patrimônio Cultural é dividido em dois grupos, que variam de acordo com a sua natureza. São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
A escrita da história era pressuposto da atividade de preservação do patrimônio cultural no Brasil. Preservou-se aquilo que seria fonte da história ou prova documental da articulação identitária nacional. ... A preservação de certos exemplares garantiria o conhecimento do que se gostaria de escrever como história.
É exatamente nesse sentido que os espaços arquitetônicos considerados patrimônio histórico vinculam-se à noção de monumento, uma vez que nos impelem ao exercício de reconhecimento/pertencimento, resgatando de nossa memória símbolos, imagens e vivências individuais e sociais temporalmente delimitadas.
Patrimônio imaterial: são as coisas faladas, passadas de geração por geração, costumes, cultura, etc. Já a memória é importante para sempre relembrarmos de tudo que aconteceu no passado, lutas, conquistas, derrotas, etc. A junção do patrimônio e da memória fazem com que a história seja presente até os dias atuais.
Entende-se por Patrimônio Cultural, o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem parte da cultura. Tal conjunto se torna indispensável para determinada cultura, para a sua preservação e também manutenção, bem como sua identidade cultural, que a diferencia, tornando-a única. ...