O produto é feito a partir de resíduos industriais de celulose bacteriana, uma matéria-prima sustentável. Desses resíduos são extraídos nanocristais de celulose bacteriana e hidroxipropil metilcelulose (HPMC), que isoladamente já são utilizados na fabricação de filmes biodegradáveis.
O plástico verde é o polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar. ... Os plásticos utilizados atualmente em sacolas, brinquedos, mesas, utensílios domésticos, garrafas, embalagens e nos mais diversos produtos ao nosso redor são de origem fóssil, ou seja, eles são derivados do petróleo.
Atualmente, existem no mercado outros tipos de plástico biodegradável. São feitos a partir de fontes renováveis – milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar. ... A partir da cana, é produzido o polietileno igual ao obtido do petróleo, assim o tempo de decomposição do plástico verde é o mesmo do plástico comum.
O que é Polietileno (PE)? O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade.
Nas embalagens modernas, os mais utilizados são o alumínio, o aço inox e a folha de flandres (um composto de ferro e estanho). Suas vantagens estão na facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, na resistência a grandes empilhamentos e na proteção oferecida ao conteúdo.
Os materiais alternativos que podem ser utilizado acondicionamento de alimentos prontos para o consumo são algas marinhas, polímeros feitos de amido de plantas fermentadas. A exemplo do milho e da batata.