Na escolha da variedade, deve-se levar em conta o destino da produção (consumo “in natura” ou indústria). As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne, Perolera e Primavera.
Ananas comosus (L.) Merr. O ananás ou abacaxi (Ananas comosus) é uma infrutescência tropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae.
QUANTO TEMPO LEVA DO PLANTIO À COLHEITA? O ciclo do abacaxi depende da idade da planta na qual é realizada a indução floral. Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
Quem pensou que abacaxi cresce em árvore ou debaixo da terra, se enganou. O abacaxi é plantado na terra, mas cresce como uma planta herbácea, dita como abacaxizeiro. Inicialmente surge uma folhagem e após 2 ou 3 anos o abacaxi começa a aparecer no topo da planta, como se fosse uma flor.
Apesar de o abacaxi ser uma planta de ciclo de vida longo (chamado "perene" pelos botânicos), cada pé dá apenas um fruto. Após a colheita, portanto, retire algumas mudas e refaça sua plantação.
O abacaxizeiro é uma planta que gosta de sol e calor, mas é necessário proteger os frutos, durante o seu desenvolvimento, do excesso de luz para que eles não queimem. Por ser uma planta tropical, ela é fácil de encontrar em regiões litorâneas e resiste razoavelmente bem em períodos de seca.
Método 3 de 3: Plantando a Coroa do Abacaxi
Pode colocar a planta de abacaxi em um plástico com poucas maçãs por algumas semanas durante o inverno. Ao apodrecer, as maçãs liberam etileno o que estimula o florescimento. Uma vez que a planta floresce , demora vários meses antes decrescer a fruta.
As maçãs maduras produzem gás etileno que induzirá a floração no abacaxi. Um terceiro método é colocar um pequeno pedaço de carboneto de cálcio do tamanho de sua pequena unha no centro da planta e despejar um quarto de xícara de água sobre ele. Isso liberará gás acetileno que forçará sua planta a florescer.
Adubos de origem orgânica, esterco de aves e torta de mamona são opções que vão te ajudar. Qual é a melhor adubação para o plantio de abacaxi? Antes de iniciar o plantio do abacaxizeiro, realize a análise de solo da área onde ocorrerá o cultivo.
O solo deve ter terra e 30% de adubo orgânico. Novamente apenas o miolo será plantado, as folhas permanecem fora da terra. O abacaxi gosta de ambientes quentes e úmidos.
Procure um recipiente em que o caule possa ser totalmente mergulhado, mas que as folhas não fiquem submersas.
As cultivares de abacaxi MD-2 Gold, Smooth Cayenne, Pérola e IAC-Fantástico, foram dispostas na parcela (60 plantas parcela-1) e as três doses de NPK da fórmula (70; 140 e 210 g planta-1), nas subparcelas (20 plantas subparcela-1).
Como fazer adubação corretamente na lavoura? Confira 7 dicas!
Como Adubar Plantas
A adubação de correção deve ser feita com base na análise de solo, a fim de elevar os teores de nutrientes que podem não estar adequados para a cultura. Esses nutrientes devem estar disponíveis desde antes do plantio. É importante lembrar que a eficiência de uma adubação de correção não é 100%.
Como aplicar NPK corretamente De modo geral, é necessário ter cuidado para que o adubo químico não fique em contato direto com raízes e caules para evitar a queima dessas estruturas. No caso de espécies perenes, como árvores frutíferas, a adubação pode ser realizada por meio de sulcos localizados próximos das raízes.
Aposte no adubo NPK que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.
Coloque o adubo afastado das raízes e do caule. Em plantas de vasos, o ideal é aplicar o NPK nas laterais e depois regar. Em uma árvore, o NPK pode ser depositado em pequenos buracos cavados próximos às raízes.
Quando cultivamos plantas em interiores, tratamos individualmente, conforme o tipo de planta. A época apropriada nem sempre obedece ao mesmo calendário usado para as demais. Iremos adubar periodicamente a cada três meses, por exemplo, para folhagens decorativas de maior porte.
Os adubos orgânicos são liberados lentamente, demoram cerca de quinze dias para degradar e ficarem em condições de serem assimilados pelas plantas, mas em compensação, têm uma ação prolongada.
A adubação foliar deve ser feita no momento em que a planta não está captando água com tanta intensidade, o que significa que ela não estará com déficit hídrico. A aplicação deve ser realizada com bicos pulverizadores, que previnem o acúmulo de gotas muito grandes que podem molhar em excesso a folhagem.