A falsificação ARP pode permitir que um atacante intercepte quadros de dados em uma rede, modifique o tráfego ou interrompa todo o tráfego. Geralmente, o ataque é usado como uma abertura para outros ataques, como negação de serviço, homem no meio ou ataques de sequestro de sessões.
O protocolo ARP (Address Resolution Protocol ou, em português, Protocolo de Resolução de Endereço) tem um papel fundamental entre os protocolos da suíte TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.
Protocolo Ethernet Qualquer quadro com comprimento inferior a 64 bytes é considerado um “fragmento de colisão” ou um “quadro desprezível” e é automaticamente descartado pelas estações de recepção. O padrão IEEE 802.
port-based Quais são os dois possíveis problemas de rede que podem ocorrer pela operação ARP? (Escolha duas.) Os invasores de rede podem manipular mapeamentos de endereço MAC e de endereço IP em mensagens ARP com a intenção de interceptar o tráfego de rede.
O protocolo ARP (Address Resolution Protocol ou, em português, Protocolo de Resolução de Endereço) tem um papel fundamental entre os protocolos da camada Internet da suíte TCP/IP, porque permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.
Protocolo de Resolução de Endereços (do inglês: Address Resolution Protocol - ARP) é um padrão da telecomunicação, mais especificamente em redes de computadores, definido pela RFC 826 em 1982, usado para resolução de endereços (conversão) da camada de internet em endereços da camada de enlace.
O ARP (Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereço) é o responsável por aprender qual é o endereço MAC (isto é, o endereço físico) de um computador que tem um dado endereço IP e o RARP (Reverse Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereço Reverso) faz o contrário: ele é o ...
No roteador, o IP verifica se o endereço destino é local ou remoto. ... Se for local, o roteador usa o ARP para obter o endereço físico da máquina destino, via exame do cache ARP ou via broadcast. Finalmente, o pacote é enviado diretamente à máquina destino.
Os sistemas Windows® requerem o caractere hífen “-” entre os dígitos do Endereço MAC (Endereço Ethernet). Normalmente, os sistemas UNIX® e Linux requerem dois-pontos “:” entre os dígitos do Endereço MAC (Endereço Ethernet).
Quando um quadro Ethernet é enviado de um host para outro em uma rede, é o endereço físico de 48 bits (MAC Address) que determina para qual interface o quadro é destinado. O software do driver de dispositivo não verifica o endereço IP dentro do datagrama.
4 – copy running-config startup-config Os roteadores e switches Cisco não gravam automaticamente configurações ou alterações realizadas em uma memória permanente, portanto se você alterar algo na config e não salvar o roteador perde toda a informação caso reinicializado ou desligado.
show startup-config: exibe o conteúdo da NVRAM ou exibe o arquivo de configuração de backup. Pule esta etapa se houver um cabo DTE conectado. OBS: O comando shutdown desativa uma interface. show running-config:: verifica o conteúdo da memória RAM (arquivo de configuração atual);
O comando show running-config exibe a configuração atual que está na memória volátil do dispositivo e em execução.
Por padrão os switches tem 5 VLANs criadas que não podemos apagar ou alterar, que são as VLANs 1 e de 1002 a 1005. Para apagar uma VLAN criada basta entrar em modo de configuração global e digitar “no vlan num-vlan”, por exemplo, para apagar a VLAN 10 basta digitar “no vlan 10”.
No switch Cisco, você tem que entrar na interface VLAN correspondente aos clientes e usar o comando "ip helper-address ".
Digite " ipconfig /all" na caixa e aperte enter. Uma tela irá aparecer e mostrar-lhe todos os dispositivos na rede que estão conectados e seus endereços IP . O endereço IP do switch gerenciável deve estar na lista.
clique no menu iniciar; no menu de busca, digite “cmd” e aperte a tecla enter; no Prompt de comando (caixa preta que apareceu), digite “ipconfig” e aperte a tecla enter de novo; após um breve carregamento, aparecerão informações sobre sua rede e onde diz “IPv4” será seu endereço IP local.