As principais consequências da puberdade precoce são: transtornos psicológicos e de comportamento; maior risco de abuso sexual; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer - atribuído à exposição ...
“A gordura corpórea passa a ser distribuída de uma outra forma e os genitais sofrem alterações internas, como o crescimento do útero, e externas, como o aumento das mamas e da estatura”.
Após a menarca ocorre uma desaceleração progressiva do crescimento , mas ela ainda cresce em torno 7-8cm . A velocidade de crescimento antes acelerada (estirão) vai gradativamente diminuindo, mas esse crescimento se estende por cerca de mais 3-4 anos.
Após a primeira menstruação, é importante que a menina consulte o ginecologista para que possam ser dadas todas as orientações necessárias relacionadas com a menstruação, sintomas que normalmente acompanham o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.
A fase proliferativa: depois da menstruação, o tecido uterino se reconstrói. Ovulação: a liberação do óvulo do ovário, no meio do ciclo. Estrogênio tem um pico pouco antes, e então abaixa logo depois.
Quando esta não acontece, o tecido que reveste o útero (endométrio) desprende-se, o que provoca o sangramento expelido através da vagina. É esta “renovação” do útero que provoca a menstruação (durante 3 a 7 dias). O primeiro dia de menstruação é o final do ciclo e, simultaneamente, o início de um novo ciclo.
A menarca ocorre aproximadamente 1 ano após o pico da velocidade de crescimento. Depois da primeira menstruação a menina apresenta uma desaceleração do crescimento, mas ele continua a ocorrer por mais 3 ou 4 anos em média. O ganho de estatura varia para cada menina mas costuma ser próximo de 8 cm.
A idade em que a primeira menstruação pode ocorrer está entre o período de 9 a 15 anos, variando de organismo para organismo. "Só chamamos de precoce quando acontece antes dos 9 anos. A média de idade, no Brasil, é 12 anos, mas é totalmente normal a menarca - primeira menstruação - entre 9 e 15 anos.
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito. Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.
Primosiston é um remédio usado para interromper o sangramento do útero, sendo também muito utilizado para antecipar ou atrasar a menstruação e pode ser comprado, mediante prescrição médica, em farmácias por cerca de 7 a 10 reais.
Vinagre: 2 colheres de chá de vinagre de maçã com água, 3 vezes ao dia, podem cortar a menstruação. Remédios fitoterápicos: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor são conhecidos por cortarem a menstruação.
Como parar a menstruação: 6 formas possíveis
Assim, os níveis hormonais irão cair drasticamente fazendo enfim, descer a menstruação por privação de hormônios. As marcas mais conhecidas à base de progesterona para esses fins são: Ultrogestan, Provera, Farlutal, Duphaston, Crinone e outros.
Saiba quais alimentos ajudam a regular o ciclo menstrual
suplementos de vitamina C, aspirina, gengibre, açafrão, chá de canela, técnicas de relaxamento, sexo ou uma compressa quente ou banho, para citar apenas alguns.