Como construir o Referencial Teórico de TCC? O primeiro passo para a construção do Referencial Teórico de TCC é fazer um levantamento de todos os conceitos que devem ser abordados neste capítulo. Em seguida, é necessário consultar diversas referências bibliográficas condizentes com o campo de estudos abordado.
O referencial teórico, ou fundamentação teórica, é a etapa do TCC que dá suporte à coleta e análise dos dados e apresenta os conceitos, teorias e modelos que irão sustentar a argumentação do pesquisador.
A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação teórica.
Neste artigo vamos esmiuçar a escrita do capítulo de Referencial Teórico do TCC, dividindo-o em 9 parágrafos e explicando o que é esperado de cada um deles. Desta forma, seu capítulo ficará totalmente à prova de falhas e plágio! No geral o referencial é um capitulo de conteúdo do seu TCC.
Citação Direta
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
As citações serão bastante utilizadas na parte textual do trabalho (exceto nas conclusões). Elas servem para situar o leitor no contexto teórico do trabalho, parafraseando ou transcrevendo literalmente o texto da referência. As citações servem também para esclarecimento, sustentação ou ilustração do assunto.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês e seguido pelo espanhol, caso o artigo esteja em português.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do artigo. In: NOME COMPLETO DO EVENTO, número do evento em algarismo arábico., ano, cidade do evento.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. Título da revista, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial &ndash final do artigo, data.
Se o livro em questão contar com dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula e incluir o nome e sobrenome do segundo autor. O resultado deve seguir o padrão mostrado abaixo. SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver).
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do organizador (org.). Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Se o livro for escrito por mais de três autores você deverá referenciar apenas o primeiro autor e, em seguida, utilizar a expressão et al. Se o livro for organizado por mais de um organizador você deverá referenciar apenas o primeiro organizador e, em seguida, utilizar a expressão et al. Exemplo: ASOR ROSA, Alberto.
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver).
Basicamente, em uma referência, são necessárias as seguintes informações: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.