Basta apenas seguir os mesmos graus: 1º – 3º – 5º. Como você já está em uma escala menor, o acorde menor segue a sus própria escala, ao pé da letra. Pegando então as notas de número 1, 3 e 5 você tem: Dó – Mib – Sol. Exatamente as notas do acorde menor de dó!
A letra “m” minúscula após uma cifra significa que o acorde é menor. Por exemplo, a cifra “Am” representa o acorde de Lá menor, e “Fm”, fá menor. Veja abaixo a representação dos acordes maiores e menores no piano.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
A tríade aumentada é formada pela nota fundamental, pela terça maior (2 tons da fundamental) e pela quinta aumentada (4 tons da fundamental), e consiste no empilhamento de duas terças maiores (3ª maior + 3ª maior). Para obtermos um acorde aumentado basta adicionar um semitom ao quinto grau (5ª) de um acorde maior.
O acorde aumentado pode ser usado tanto na função de Tônica (1º grau) quanto de Dominante (5º grau). Como tônica, essa tríade aparece muitas vezes como substituto do primeiro grau (I), para retardar uma resolução previsível, como na progressão II V I ou IV V I .
Outra explicação para os acordes de passagem seriam aqueles acordes que possuem uma curta duração na música, independentemente de serem tonais ou atonais. Um exemplo de acorde de passagem seria: D – A – A# – G – G#, onde A# e G# seriam vistos como acordes de passagem.