Quando deslocar o maxilar, a pessoa deve procurar um dentista ou o pronto-socorro mais próximo onde algum plantonista fará uma manobra de redução da mandíbula, isto é, força ela a voltar para o lugar, e em seguida enfaixa o rosto. Mandíbula deslocada não deve ser fixada por uma pessoa que não é um profissional médico.
Relaxar: respirar fundo e tentar se acalmar ajuda a controlar o ciclo de dor causado pelo travamento dos músculos mastigatórios; Utilizar bolsas de água quente nas laterais da boca: um cuidado comum em torno do que fazer quando a mandíbula trava é usar o calor. Ele pode ajudar a relaxar os músculos da região.
Pode aliviar com o uso de antinflamatório, compressa morna úmida e exercícios de fisioterapia. Um Dentista com conhecimento na área de DTM é o profissional indicado para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Mas pode ser necessário também o tratamento com profissional da área de Fisioterapia.
Vale destacar que uma abertura de boca maior que 3 centímetros é considerável normal, o que equivale ao tamanho de 3 dedos entre os dentes incisivos. No trismo as aberturas ficam menores que 2,5 centímetros, o que leva a dificuldades na alimentação, fala e higiene oral adequada.
Como o médico trata o trismo? O tratamento do trismo depende de suas causas. Muitas vezes pode ser feito com medicações (antibióticos, analgésicos , anti-inflamatórios, miorrelaxantes), tratamento dentário, aparelhos, aplicação de calor ou mesmo cirurgias.
Principais sintomas
ATM é a sigla utilizada para "Articulação Temporomandibular", essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio e permitem que funções como mastigação e fala sejam executadas.