No entanto, como o “h” é uma consoante muda, “houve” e “ouve” são termos homônimos homófonos, isto é, têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentidos diferentes. “Houve” é o verbo “haver” conjugado na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.
Trata-se de ("trata-se de" mesmo, e não "tratam-se de") duas flexões de "haver", que, no caso, tem o sentido de "ocorrer". "Houver" é do futuro do subjuntivo; "haja" é do presente do subjuntivo.
O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
Forma Der. de tender. substantivo deverbal Ação de ter, de possuir, de ser dono de algo, de ter domínio ou autoridade para realizar alguma coisa. Etimologia (origem da palavra tende). Forma Der. de ter.
Têm (que se pronuncia tãem) é a forma verbal correspondente à terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ter (eles têm).
Conjugação do verbo “ter” As palavras “tem” e “têm” são formas conjugadas do verbo ter no presente do indicativo. Entretanto, estão conjugadas em diferentes pessoas. Tem está na 3ª pessoa do singular: ele tem. Têm está na 3ª pessoa do plural: eles têm.
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.