Define-se moeda como um bem que combina três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Um objeto funciona como um meio de troca quando é aceito como pagamento por outros bens e serviços.
Podemos distinguir entre dois tipos de moeda: moeda-mercadoria e moeda fiduciária. Moedas-mercadoria são aquelas que possuiriam algum valor mesmo que não fossem utilizadas como moeda. Diferentes mercadorias valiosas – metais preciosos, sal, gado, etc. – já foram usados como moeda ao longo da história.
Resposta: Moeda é uma medida de valor, meio de troca, exceto a terceira característica de ser uma reserva de valor que é o dinheiro. ... As notas usadas para troca são uma moeda, enquanto ouro e prata são dinheiro, pois seu suprimento é limitado e não pode ser impresso como papel-moeda.
Oferta e demanda de moeda O BC também pode aumentar ou reduzir o compulsório dos bancos. Em outras palavras, o Banco Central pode mudar a oferta de moeda em uma economia com políticas monetárias. Já a demanda da moeda é a quantidade de papel-moeda, ou em conta-corrente, que uma população deseja ter.
O papel da casa da moeda e da moeda difere entre a moeda-mercadoria e a moeda fiduciária. Em situações nas quais há moeda-mercadoria, a moeda preserva seu valor se ela é derretida e fisicamente alterada, enquanto em uma moeda fiduciária não.
Já foram utilizados como moeda animais, sal, metais, pedras preciosas, etc. esses são alguns exemplos de moedas de trocas, todos possuindo as três funções para se estabelecerem como moeda. Atualmente o dinheiro de papel é o mais utilizado e padronizado como meio de transação entre os países e pessoas.
A primeira moeda cunhada em Roma foi feita em 268 a.C., e chamava-se denário – termo que é a origem da palavra dinheiro. O denário era feito de prata e servia como base do sistema de moedas (sistema monetário) de Roma.
Como moedas, já circularam peles, fumo, óleo de oliva, sal, mandíbulas de porco, conchas, gado e até crânios humanos. O ouro e a prata ganham rapidamente preferência devido à beleza, durabilidade, raridade e imunidade à corrosão. Os primeiros registros do uso de moedas metálicas datam do século VII a.
As primeiras moedas de metal foram produzidas na antiga Mesopotâmia, cerca de 2 mil anos antes de Cristo; elas eram cunhadas pelos povos sumérios, nação que também foi a primeira a construir cidades.
As principais eram o gado e o sal (que servia para a conservação dos alimentos). Aliás, o termo salário surgiu disso. Na Roma Antiga, a forma de pagamento era realizada através do sal.
Geralmente, para estabelecer algum padrão monetário, os comerciantes costumavam utilizar algum tipo de mercadoria de grande procura. Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. ... Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata.
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.
As moedas primitivas mais famosas eram a coruja, o pegasus e a tartaruga. As tartarugas foram as primeiras moedas a serem cunhadas na Grécia, seus exemplares mais antigos são de 625 a.C. e durante um século foram elas que ditavam as leis nas trocas comerciais.
O aparecimento da moeda surge como uma consequência natural do comércio rudimentar que era praticado através do escambo. Um pouco de história: Devido ao longo caminho e a dificuldade para se transportar os produtos para serem trocados, as pessoas passaram a usar o metal como meio de pagamento.
A moeda mais antiga e rara que o colecionador tem é uma de prata do ano de 1698. Em um site de vendas na internet, a moeda é encontrada por preços que variam de R$ 20 a R$ 800.
Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.
açúcar
1822
A primeira Casa da Moeda do Brasil foi inaugurada em 1694, em Salvador, para cunhar os réis portugueses, em cobre e depois em ouro, já no reinado de D. João V (1706 - 1750), em pleno ciclo do ouro brasileiro. Veio a independência, mas só no Segundo Império surgiu o primeiro sistema monetário próprio.
Referências
As primeiras moedas nacionais foram cunhadas às pressas em 1645, pelos invasores holandeses. Cercado pelos portugueses em Recife, eles ficaram sem dinheiro para pagar mercenários e comprar armas.
Banco Central
Tabela do histórico de alterações da moeda no Brasil
MOEDA RARÍSSIMA DE 100 REIS QUE VALE 20 MIL REAIS.