Batia tudo e bebia de manhã, à tarde e à noite, antes das refeições. As frutas dão um sabor melhor à bebida. E, como a berinjela tem muita fibra, o suco matava a minha fome.
O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.
Benefícios da berinjela
A recomendação, de forma geral, é tomar a água de berinjela todos os dias pela manhã, em jejum, durante uma semana. Pode-se tomar um copo logo cedo e, depois, consumir o restante (de 1 litro) ao longo do dia.
Outra boa forma de preservar as berinjelas é colocá-las em frascos ou potes de conserva embaladas a vácuo. Neste caso, também será necessário antes lavar, cortar e cozinhar as berinjelas -por exemplo, assadas ao forno ou na brasa-, como também deverá esterilizar os potes de vidro que for usar.
Deslique a panela do refogado e junte lá a beringela. Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a beringela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore. Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Pode ser congelado, caso você faça um montão e não vá consumir de uma vez. Validade 3 meses. Pode ser mantido na geladeira em pote bem tampado por até uma semana.
Como fazer
Na hora de usar nada de tirar a casca, ela é fundamental para o sabor e textura, exceto em algumas receitas, como babaganouch. Quanto mais tempo de cozimento, menos amarga a berinjela fica. E tem técnica para amenizar o amargor (confira o vídeo no fim do texto).
Para manter suas propriedades saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida. Também pode ser utilizada em diversos pratos como substituto da massa para preparar lasanha, em saladas ou na pizza, por exemplo.
Calma, a casca pode sim ser consumida, mas não crua. Aqui uma forma de deixá-la mais saborosa é preparando uma salada de berinjela. Para isso basta cortá-la em pedaços, acrescentar tomate, cebola e outros ingredientes do seu gosto e temperar com azeite e sal.
Abra a berinjela e procure por sementes sadias e uma carne esponjosa. Se o seu interior estiver descolorido, sem consistência, mofado ou tem um forte odor azedo, então ela está estragada e deve ser descartada.
Modo de preparo Corte a berinjela em fatias (com casca e tudo). Coloque a água em uma jarra e jogue as fatias e berinjela. Esprema os limões e adicione o suco na jarra. Misture, deixe gelar e consuma ao longo do dia.
Devido à grande quantidade de fibras e por ser um alimento com poucas calorias e muita água em sua composição, as berinjelas podem ajudar na perda de peso.
Modo de preparo Coloque a berinjela de molho em 200 ml de água por 8 horas. Depois, bata o líquido junto com a berinjela (com casca) e o suco de laranja no liquidificador. Se preferir, adoce com stevia ou xylitol. Em seguida, sirva em copos e beba.
Para redução do colesterol não é preciso consumir água de berinjela ou suco em jejum. As fibras presentes no legume não tem a capacidade de passar para a água ao deixa-la de molho, assim como ao coar o suco, as fibras responsáveis pela redução da absorção do colesterol ficam retidas.