RIO — O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Esse é o alerta feito por especialistas. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.
Assim, o primeiro passo é separar o lixo úmido do lixo seco, conteinerizando-os apropriadamente. Dessa forma, estaremos evitando a exposição do ambiente às doenças causadas por esses resíduos. Em seguida, é importante mantê-los organizados, evitando que diferentes materiais acabem em locais onde não deveriam.
Veja a seguir algumas doenças que podem ter origem na má gestão dos resíduos.
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.
Resposta. Resposta: Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública.
Produção de gases tóxicos e malcheirosos: A decomposição do lixo produz gases que podem também causar danos à saúde. Esses gases podem provocar focos de incêndio que soltam fumaça tóxica. Atração de animais que transmitem doenças: O lixo é um local ideal para a sobrevivência de animais como baratas e ratos.
Além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida dos banhistas, que podem se ferir com determinados objetos. A sujeira também reduz a balneabilidade, que é o índice usado para verificar a qualidade da água destinada à recreação.
Jogar lixo nas ruas, rios e córregos provoca um grande prejuízo para toda a população. Um dos problemas é a sujeira que dificulta a passagem da água, como acontece na Lagoa da Pampulha. Além do aumento dos gastos públicos para fazer a limpeza, uma outra consequência pode ser muito perigosa.
A constante ação humana, seguida do descarte indevido de resíduos causam a contaminação do solo e tem como principais poluentes: o acúmulo de resíduos sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Prefeitura alerta: jogar lixo em terrenos baldios é crime e coloca saúde em risco. Além de estar cometendo um crime ambiental, o cidadão que faz o descarte inadequado de lixo em terrenos baldios ou área de preservação, está também colocando a saúde pública em risco.
5 soluções para o problema do lixo nas grandes cidades
O primeiro passo para o descarte correto do lixo é a coleta seletiva. Ela é feita de maneira bem básica com o lixo mais cotidiano da sua residência: basta separá-lo entre lixo seco (inorgânico) e lixo úmido (orgânico).
Biolitoral
Armazene o óleo em uma garrafa de vidro escuro e com uma tampa firme.
✅Quando precisamos armazenar óleo de cozinha usado, devemos optar por garrafas PET e fechá-las bem, evitando que animais sejam atraídos pelo odor. ❌Se possível, não utilize potes ou garrafas de vidro! Eles podem quebrar e espalhar óleo, impossibilitando a coleta.