O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. As temperaturas médias anuais giram em torno de 25°C e os índices pluviométricos entre 1250 mm e 2.
O Clima Tropical é caracterizado pela alternância dos períodos secos e úmidos. Este clima é predominantemente localizado nas regiões entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, ou seja, nas zonas intertropicais, com exceção apenas das áreas de Clima Equatorial e das áreas desérticas.
No mundo se classificam pelo menos dez climas, os principais são: Equatorial: possui temperaturas médias acima de 25°C; clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2000 mm. ... Tropical: temperatura variando em 20°C no inverno e 25°C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.
O clima Tropical abrange vasta área do território brasileiro: a região Centro-Oeste, oeste de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia e se estende por parte dos Estados do Maranhão e Piauí. É um clima alternadamente úmido e seco. A umidade ocorre na primavera e verão com a expansão da massa de Equatorial Continental.
O clima tropical, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de médias latitudes, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, portanto, na zona intertropical.
O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.
Conhecido como clima de floresta tropical O Clima Equatorial denominado também como clima de floresta tropical é especialmente quente e úmido, e se define pela alta temperatura média do ar, que gira em torno de 24°C e 28°C, com uma média mensal superior a 18°C por causa da grande pluviosidade.
Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial. O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador.
O clima tropical de altitude é típico das áreas elevadas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as registradas nas áreas típicas de clima tropical. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, as chuvas estão mais concentradas no verão. Esse clima é controlado por massas de ar tropicais e polares.
Clima Tropical
O clima subtropical é caracterizado por ter as quatro estações do ano bem definidas. Apresenta elevado índice pluviométrico, com chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, além de ampla variação nas temperaturas anuais - tendo, assim, elevada amplitude térmica.
e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais. A massar de ar predominante é a Tropical Atlântica, com influência de massas polares durante o inverno, de modo que o encontro dessa frente polar com frentes quentes provoca as chamadas chuvas frontais.
O clima Subtropical é típico da região sul do Brasil. A temperatura média é em torno de 18º C, com verões quentes e invernos frios, portanto com elevada amplitude térmica anual. A massa de ar Tropical Atlântica atua principalmente no verão e a massa de ar Polar Atlântica tem maior presença no inverno.
O clima subtropical ocorre nas regiões abaixo do trópico de Capricórnio. No Brasil abrange São Paulo, Paraná em sua maior parte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a porção sul de Mato Grosso do Sul. No clima subtropical, a temperatura média é de 18 ºC.
O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. ... Tropical: abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste.
O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.
O Clima Subtropical é encontrado em áreas de médias latitudes, sendo que nestes ambientes começam a ser perceptíveis as quatro estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). As chuvas são bem distribuídas no decorrer do ano, com um elevado índice pluviométrico.
O Clima Semiárido apresenta altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas com longos períodos de estiagem. É o clima mais quente do Brasil, dominante no sertão nordestino.
As temperaturas nessa florestas varias entre 20 e 35 graus sendo a umidade media muito elevada chegando de 77% a 80%. As árvores das florestas subtropicais têm casca fina e lisa, as folhas das árvores se desenvolveram para deixar a água da chuva escoar mais Uma floresta tropical possui milhares de espécies de plantas.
Porque ela se localiza nas áreas próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio. O clima subtropical é quente e a variação anual da temperatura. As chuvas são abundantes sendo bem distribuída o ano todo Nesse ambiente há a maior variabilidade de vegetais e plantas do planeta.
O clima subtropical é favorável para o desenvolvimento de plantas como araucárias e pinheiros. Este tipo de vegetação é beneficiada pela distribuição regular de chuvas durante o ano. Já no clima tropical, a diversidade da vegetação é maior, em consequência da oferta de luz e elevada umidade.
O clima na região Sul, devido à sua localização sob o Trópico de Capricórnio, é o subtropical. Esse clima está presente em toda a região, exceto no extremo norte do Paraná, onde ocorre o clima tropical de altitude.
Com exceção do norte do Paraná, onde predomina o clima tropical, nesta região o clima predominante é o subtropical, responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. ... A temperatura média anual situa-se entre 14 e 22 ºC, sendo que nos locais com altitudes acima de 1.