EQST

Quais As Principais Caractersticas E Fontes De Estudo Do Perodo Homrico?

Quais as principais características e fontes de estudo do período homérico?

As duas principais fontes poéticas de estudo sobre o Período Homérico são a Ilíada e a Odisseia, dois poemas épicos em muitas partes que eram frequentemente recitados em partes, de memória, nas cerimônias religiosas e culturas gregas.

Quais as características do período arcaico?

Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período.

Quais as principais características do período clássico?

O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. Compreendido entre os séculos V e IV a.C., o período clássico é entendido como uma das fases mais significativas da história grega para a civilização ocidental.

O que ocorreu no período clássico?

O período clássico é aquele que ocorreu entre os séculos VI e IV a.C., ou seja, inicia-se com a emergência da democracia ateniense e tem seu marco final na conquista da Grécia pelo Império Macedônio de Felipe II. ... Certamente as democracias modernas em muito se diferem da democracia ateniense.

Como era o povo grego?

A formação do povo grego deu-se pela mistura da cultura cretense com a de povos indo-europeus que se estabeleceram na região da Grécia. Os povos indo-europeus começaram a chegar à Grécia por volta de 2000 a.C. Eles eram formados por jônios, aqueus, eólios e dórios.

O que marcou o período clássico da geografia?

O período clássico da geografia remete a Grécia antiga e a estrutura do pensamento, porém, séculos mais tarde, as grandes navegações foram cruciais para essa concepção pois o descobrimento de novos territórios passaria a ser demarcado nesses mapas.

Por que o período clássico é considerado tão importante?

Pelo fato de o domínio ora estar nas mãos de um povo, ora nas mãos de outro, o período clássico é também conhecido como o Período das Hegemonias. Foi um conflito interno entre Atenas e Esparta.

O que foi o período clássico na filosofia?

A Filosofia Clássica é o período em que se iniciou o pensamento filosófico, e manteve-se ativa entre os séculos VII a.C e VI d.C. Podemos ainda, dividir este período entre os períodos Pré-Socrático, Clássico e Pós-Socrático, exatamente pelo trabalho do maior filósofo desta época: Sócrates.

Qual o início e término do período clássico?

O Período Clássico corresponde aos séculos VI - IV a.C. e é um dos períodos pelos quais se divide a Grécia Antiga; os outros são: período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.), Homérico (séculos XII - VIII a.C.) e Arcaico (séculos VIII - VI a.C.).

Quanto tempo durou o período clássico?

510 a.C. – 323 a.C.

Como era a política no período clássico?

No período clássico, três eram as formas de poder, de acordo com Aristóteles, quais sejam, o poder paterno, o poder despótico e o poder político. O mestre lecionava que nos governos ideais – e somente neles – o poder é exercido em benefício de quem se exerce o poder.