O sistema nervoso de um animal coordena a atividade dos músculos, monitora os órgãos, constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações. Os neurônios e os nervos são participantes do sistema nervoso e desempenham papéis importantes em tal coordenação.
As células nervosas compõem o tecido nervoso que forma os órgãos e estruturas do sistema nervoso: encéfalo e medula espinhal, gânglios e nervos. Existem dois tipos de células nervosas os neurônios e as células gliais.
Célula nervosa ou célula neural é a unidade básica constitutiva do sistema nervoso. Existem basicamente dois tipos celulares, os neurônios e as células Gliócitas ou Glias, com numerosas subdivisões em cada um desses tipos.
Tais tecidos são compostos pelos neurônios e células da glia. As células do sistema nervoso dividem-se em: Neurônios – os quais são responsáveis pelas funções receptivas. Células da Glia ou Neuróglia – as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurónios.
Estima-se que haja no SNC 10 células glia para cada neurônio, mas devido ao seu reduzido tamanho, elas ocupam a metade do volume do tecido nervoso. Elas diferem em forma e função e são elas: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.