Raquitismo é uma condição que afeta o desenvolvimento dos ossos em crianças. Isso faz com que os ossos se tornem suaves e fracos, o que pode levar a deformidades ósseas. Raquitismo em adultos é conhecido como osteomalacia ou ossos moles. A causa mais comum de raquitismo é a falta de vitamina D e cálcio.
substantivo masculino [Patologia] Enfermidade que perturba o crescimento e a ossificação, resultante de deficiência de cálcio e fósforo no organismo, associada a insuficiência de vitamina D na alimentação.
Assim como a laranja, a cenoura é rica em carotenoides, assim como outros alimentos de coloração alaranjadas como mamão e abóbora. Esses alimentos são ricos em betacaroteno e vitamina A, que protegem a retina dos olhos e evitam a cegueira noturna causada por deficiência de vitamina A. Consuma crua em saladas.
Ediléia Martins conversou no programa Falando Francamente com o oftalmologista Ramon Barreto e o assunto foi a falta de vitamina A, também chamada de retinol, que pode causar cegueira noturna porque é uma substância muito importante para a função elética da retina e, com a deficiência dessa vitamina ocorre um mau ...
Mas, a suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir a falta de vitaminas (avitaminose) e suas consequências, ou tratá-la, embora o consumo de complexos vitamínicos não deva substituir uma boa alimentação, nem ser consumido sem orientação e supervisão médica.
Hipovitaminose ou avitaminose é o nome dado às doenças causadas pela falta de vitaminas no organismo.
A hipervitaminose ocorre com a ingestão de altos níveis de vitaminas e pode levar à intoxicação. Dificilmente se dá pelo consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas, na maioria dos casos é devido a ingestão indevida de suplementos alimentares.
Conheça os sintomas de intoxicação pelas vitaminas: O abuso de vitamina A pode causar: pele seca, áspera e descamativa; fissuras nos lábios; dores de cabeça, tonturas; queda de cabelo; câimbras; lesões hepáticas e interrupções de crescimento.
Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes.