Estrutura do Núcleo. O núcleo é como se fosse o cérebro da célula. É geralmente único e aproximadamente esférico. Apresenta membrana nuclear (ou carioteca), suco nuclear (ou cariolinfa), filamentos de cromatina e nucléolos.
A estrutura do núcleo interfásico. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear ou carioteca, que consiste em uma dupla membrana concêntrica oriunda de um domínio especializado do retículo endoplasmático (Fig. 2).
O Núcleo Interfásico
A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. Ela é constituída de duas membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.
Questão 5. Podemos dizer que o núcleo de uma célula eucariótica possui quatro componentes básicos. São eles: a) carioteca, RNA, DNA e nucleossomo.
O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes. O núcleo celular é extremamente importante para a célula, exercendo funções como: Controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.
Basicamente, ele é composto pela carioteca, cromatina, nucleoplasma e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo separando-o do citoplasma e é formada por duas membranas biológicas. Assim como todas as membranas biológicas, elas exercem um controle sob o que entra e o que sai do núcleo.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos....
A estrutura do DNA é formada por uma fita dupla hélice ligada por pontes de hidrogênio. As fitas são constituídas pelos nucleotídeos, estruturas formadas por uma base nitrogenada, um fosfato e uma molécula de açúcar, a desoxirribose. As bases nitrogenadas por sua vez, podem ser pirimídicas ou púricas.
Um nucleotídeo é feito de um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato, e uma das quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), guanina (G) ou citosina (C). As bases C e T, que têm apenas um anel, são chamadas de piridiminas, enquanto as bases A e G, que têm dois aneis, são chamadas de purinas.
Ou seja, a molécula de DNA apresenta a forma de uma escada em caracol, na qual os "degraus" são compostos por bases de nitrogênio dos nucleotídeos e, os "corrimãos" são fosfato e açúcar ligados covalentemente - por isso, diz-se que o DNA tem o formato de uma fita helicoidal.
Consiste em um filamento de nucleotídeos unidos por ligações fosfodiéster. O DNA é uma molécula muito longa (macromolécula), mas têm estruturas simples, que são denominadas polímeros: uma cadeia feita de muitas unidades repetidas e unidas, essas unidades repetidas são chamadas de nucleotídeos (açúcar + fosfato + base).
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
A estrutura secundária é uma Dupla hélice: Consiste em dois filamentos polinucleotídeos ligados um no outro através de pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio. ... As ligações Açúcar - fosfato ficam no lado externo da hélice, e as bases ficam empilhadas no interior da hélice.