Em linhas gerais, seria aquele comportamento que visa demonstrar que o indivíduo é no mínimo igual mas, muitas vezes, superior aos demais (independentemente disso ser verdade), de modo a produzir impacto sobre os outros. Esse impacto pode incluir admiração, elogios, respeito, destaque ou até mesmo inveja.
Definição e significado de rompante – a palavra rompante significa reação impetuosa na Língua Portuguesa. É o conceito de rompante tendo como definição e referência a origem do termo. Fúria, ímpeto, impulso arrebatado. Que se precipita furiosamente.
Assim, para muitos o orgulho é um sentimento a ser cultivado, pois ele seria importante na construção da nossa autoestima. ... Nesse segundo caso, o orgulho assume tons diversos e pode passar a se chamar de soberba. A soberba, segundo a própria definição do dicionário, é “o orgulho excessivo”.
Na soberba, o ser humano — além de se sentir onipotente — se supervaloriza e ostenta aquilo que considera que são seus valores pessoais. Comporta-se se gabando orgulhosamente, em uma atitude que desvaloriza o outro.
5 Estratégias Para Lidar Com uma Pessoa Soberba Com Inteligência
Confira alguns dos sinais que podem mostrar que você é arrogante, mesmo que não saiba disso ainda.
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. ... A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
A falta de humildade é uma característica das pessoas que pensam apenas em si mesmas e se sentem superiores ou melhores do que os outros. São invejosas e não conseguem valorizar as virtudes alheias. A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão.
Pior do que a falta de humildade é a falsa humildade que leva a pessoa a se sentir muito orgulhosa de estar agindo de forma humilde. ... A pessoa que usa a falsa humildade está enganando apenas a si mesma, porque os outros veem nela uma pessoa pomposa, autoaduladora e arrogante que, na realidade, apenas finge ser humilde.