A indústria pernambucana se desponta na produção de alimentos, metalurgia, produtos químicos, produção de álcool e refino de petróleo. As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.
Explicação: A Zona Franca de Manaus (ZFM) ou Polo Industrial de Manaus (PIM) é um parque industrial brasileiro localizado na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte. O Amazonas e o Pará são os estados mais ativos da região, em relação a economia. O Amazonas é destaque na extração de petróleo em terra firme e em produção de gás e o Pará é destaque na produção de grande parte do minério de ferro.
Porque a região norte é pouco industrializada?? Devido a região ser muito carente de energia, isso impede a expansão do parque industrial.
A região metropolitana do Recife, por sua vez, é a mais influente área de concentração da indústria nordestina, destacando- se os três centros industriais : Cabo, Jaboatão e Paulista.
O Norte e o Centro-Oeste são as regiões de menor expressão no setor industrial do país, pois se encontram limitados à agroindústria e ao extrativismo.
Cidade Manaus. Maior centro comercial é a zona franca de Manaus que fabricam produtos eletroeletrônicos,produtos de informática,motocicletas entre outros.
A Zona Franca de Manaus tem como objetivos principais a consolidação da região Norte como um novo polo industrial do Brasil (atraindo empresas por meio de isenção de impostos sobre a importação de equipamentos) e como exportador de produtos.
Número maior de mão de obra, além de certamente mais barata, incentivos Governamentais para tais empresas mas também redução de impostos na região.
Diversos ramos de atividade industrial se estabeleceram no distrito, no entanto, os de maior destaque estão envolvidos na produção de eletroeletrônicos (computadores, celulares, televisores, relógios, aparelhos de DVDs, entre outros), além de fábricas de motos, bicicletas e móveis de madeira.
A Zona Franca de Manaus é administrada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abriga atualmente cerca de 600 indústrias....Dentre elas, destaca-se a produção de produtos como:
Os principais produtos industriais fabricados na Zona Franca de Manaus são: TVs, celulares, veículos, aparelhos de som e de vídeo, aparelhos de ar-condicionado, bicicletas, microcomputadores e chips, aparelhos transmissores/receptores, entre outros.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, em média, a Zona Franca gera cerca de 500 mil empregos, entre diretos e indiretos. Atualmente, há cerca de 70 mil trabalhadores diretos.
O declínio da produção de látex e do beneficiamento da borracha ocasionou um cenário de ostracismo econômico que antecedeu o surgimento da Zona Franca de Manaus. "Com o apogeu da borracha, a Amazônia como um todo passa a viver, de certa forma, um período importante da nossa economia.
Resposta